Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

Helloween - Lavdate Dominum (Louvai ao Senhor)

Olá, galera. Tudo bem com vocês? 

Faz um tempo que venho pensando e divulgado aqui no blog sobre a questão da música ser um instrumento/meio para se divulgar várias ideias, opiniões, filosofias, convicções, críticas e etc. E foi por volta de 2013 que eu passei a ouvir várias bandas/artistas não cristãs, sempre buscando reter o que é bom (instrumental e letras) e uma das primeiras bandas do circuito que eu passei a gostar muito foi o Helloween, pelo fato de ser uma bandassa de power metal (a minha primeira paixão no heavy metal rs) e claro pelo vocal sensacional do Michael Kiske. 

Com o passar do tempo me tornei fã da banda e passei a ouvir a discografia. Foi quando cheguei na audição do álbum "Better The Raw" (1998) e me deparei com a música com um título muito estranho " Lavdate Dominum" e foi procurar a tradução da letra (que para minha surpresa, além de ser escrita em latim, a tradução falava abertamente sobre o nosso Jesus Cristo, de uma maneira bem positiva, leia sem blasfêmias).

 E fiquei realmente impactado com a letra, todavia ao pesquisar na internet, cheguei a conclusão que na verdade a música era apenas uma versão de uma música sacra de domínio público. Todavia, eu estava enganado, recentemente, depois de anos, me veio a mente essa música e a vontade de ouvi-la novamente. E foi procurar mais sobre a música, quando felizmente encontrei uma matéria do site "Wiplash" onde em uma entrevista o compositor da música (Michael Weikath/ guitarrista do Helloween) explica qual o significado da música. Portanto, quero compartilhar com vocês um trecho dessa entrevista. Segue: 

 


Tony Webster: Acabei de conversar com Andi quando o entrevistei logo antes de você, e ele me disse que foi ideia sua, então pode me explicar qual é a de LAUDATE DOMINUM?" 

Michael Weikath: Bom, é bastante simples e é porque temos muitos fãs latinos na Itália, Espanha e Portugal, e Brasil e Argentina.... são pelo menos os países que abrangemos. Tem mais gente em Honduras, Peru e Chile obviamente, mas ainda não visitamos esses países, e já que a recepção tem sido extraordinária desses países, decidi fazer uma faixa de agradecimento a essas pessoas. Já tem tantas canções escritas para os fãs japoneses como por exemplo as do SCORPIONS e do ACCEPT, que tem gravado músicas em japonês para eles, e não quisemos repetir isso. Isso não quer dizer que os fãs japoneses sejam menos especiais, só quis criar algo esquisito e numa linguagem diferente e pensei que latim fosse mais apropriado. De início, quis fazer algo em latim mas não sabia o que. Então fui visitar minha mãe durante o natal e ela tocou pra mim duas faixas de Laudate Dominum do Schubert e do Mozart e então pensei "Yeah, é isso!". Depois disso sentei com meu antigo professor de latim e fizemos a letra. Além disso, tentei trazer um pouco da qualidade das músicas do Haydn porque sou grande fã dele, o que não quer dizer que roubei a estrutura de alguma música que ele tenha feito, mas tentei criar a sensação de que as músicas poderiam ter sido feitas por ele. Então eu poderia mostrar como o Haydn soa porque não sou de roubar coisas dos outros e sempre que vou fazer alguma coisa tento ser o mais criativo possível usando estrutura semelhante. Então coloquei um monte de coisas que considero dignas de Haydn e a mesma coisa aconteceu com Falling Higher e as outras faixas... Eu quis fazer isso no futuro porque dá pra ver que as pessoas são influenciadas por Bach e afins, e Haydn caminha numa direção completamente diferente. Eu pessoalmente gosto dele pra caramba e tento colocar algo dessa qualidade em minhas canções. " [1]

Então, agora ficou bem mais explicado. Foi uma homenagem, uma baita homenagem por sinal, heim? hehe. Ficou curioso para ler a tradução da música? Abaixo segue a tradução da música e um vídeo legendado.

Louvai o Senhor [ Lavdate Dominum]

Aleluia, homens,
Alegrai-vos no Senhor,
Que doa a vida a todos, porque nos ama!

Aleluia, ó meu Deus,
Tu vives onipotente,
Vós sois sempre benigno, vós nos amais!

O nosso Pai no céu
Reina sobre toda a terra
E vence o diabo, o temor, e os homens todos.

Oh, louvai o Senhor!
Orai a Deus,
Amai o Criador
Que criou o mundo.
Oh, louvai o Senhor!

Eis, vem Jesus te libertar,
Conduzir-te para a vida, amigo. Alegra-te!

Amigos, expulsai
Da mente o mal e o perverso!
Recebei da alma o que é salvo e fiel!

Jesus Cristo na cruz,
A vida veio através da dor,
Mas da morte ressuscitou a luz nova do mundo.

Oh, louvai o Senhor!
O Filho Jesus Cristo
O Redentor de todos,
E o Espírito Santo!
Oh, louvai o Senhor!

Oh, louvai o Senhor!
Orai a Deus,
Amai o Criador
Que criou o mundo.
Oh, louvai o Senhor!
Oh, louvai o Senhor!

Oh, louvai o Senhor!
Oh, louvai o Senhor!
Oh, louvai o Senhor!

Oh, louvai o Senhor!

[2]

Confiram o vídeo da música legendada, clicando aqui 

 

Letra fantástica né?  Há também outras músicas do Helloween desse mesmo álbum que fazem menções diretas ou indiretas ao Senhor, por exemplo: "Revelation", "Time" e "Hey Lord", já com o Andi Derris no vocal. E não podemos esquecer da "I Believe" na era "Kiske" e como vocês sabem o Michael Kiske, que agora voltou para o Helloween, também se declara um cristão, os outros membros eu não sei, todavia o Helloween continua sendo uma das minhas bandas favoritas.

Enfim, para encerrar gostaria de dizer que ouvir bandas não cristãs ou só ouvir bandas cristãs ou ouvir todo tipo de banda e não se sentir mal por isso, varia de cada um pra cada um. Faz um bom tempo que ouço várias bandas não cristãs, a maioria das minhas bandas favoritas não são cristãs (e você ai já tá querendo me julgar? fique a vontade (rsrs), conheço bem meu advogado: Jesus, o Cristo.) Mas fica a minha dica: aproveite a liberdade que Cristo te deu e fuja do legalismo, desfrute as artes, retenha o que é bom e não peque contra o Deus Triuno, você, ou contra o próximo. 

Se você deseja pensar mais sobre questões como: existe músicas cristãs? arte cristã? separação entre secular x sagrado. Recomendo a leituras dessas duas entrevistas publicadas aqui no blog.


Switchfoot: Joh Foreman - as músicas do Switchfoot são músicas cristãs?
https://cristianismounderground.blogspot.com/2015/11/switchfoot-joh-foreman-as-musicas-do.html

Leah: uma conversa sobre Fé e Música


https://cristianismounderground.blogspot.com/2021/01/leah-uma-conversa-sobre-fe-e-musica.html

No mais, nos siga lá no twitter @Christ_under


 

 Fontes: Wiplash [1] Letras/Terra [2]



Nenhum comentário