Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

Soteriologia: um pedido de desculpas

Por Edy Marques

Meus caros amigos e leitores do nosso blog e que me acompanham nas redes sociais.
Estou aqui escrevendo um pequeno texto como pedido de desculpas no assunto tocante a discussões na internet sobre soteriologia e as inimizades que derivaram dessas. Vou tentar explicar o pouco dessa minha trajetória aqui na internet.

Quem me conhece desde (2009-2010). Sabe que no auge do “msn e twitter”, eu postava muita coisa sobre teologia, críticas ao mercado go$pel e falsos evangelhos no meu blog e divulgava para os amigos. E muitas pessoas me viam como um referencial nessa questão. E mesmo depois com a queda do MSN e o auge do facebook, eu continuei a postar coisas a respeito. Contudo é sabido por nós que desde (2011-2012) chegou na internet a discussões teológicas e a “modinha” de ser um Cristão Reformado. Surgiram muitas páginas como “Reforma que Passa”, entre outras surgiram e influenciou milhares de jovens na rede, eu estava no meio. 

E como muito sabem, eu fui um calvinista, de 2011 a 2014. Um árduo defensor do que eu entedia e acreditava ser o certo (isso é um erro? Creio que sim, e não). E durante esse tempo no meu facebook e aqui no nosso blog, publicamos muitas coisas voltadas a soteriologia calvinista. Assim como os meus textos, conversas, debates e conversas em grupos como: “Cristianismo, Apologética, Teologia e Política”, que eu criei, talvez influenciou algumas pessoas e colocou mais dúvidas na cabeça delas, pois sempre viam algumas me perguntarem coisas a respeito do calvinismo e eu explicava o que eu entendia a partir de livros, blogs, pdf, etc. Mas reconheço que também cheguei a magoar muita pessoa com palavras e comentários.

Posteriormente, continuando com meus estudos, me deparei com a doutrina da dupla predestinação, e a teonomia ensinado por alguns calvinistas, e comecei a discordar do calvinismo e depois de muita luta com minha mente e alma, o abandonei. Todavia trilhei para o outro lado oposto: arminianismo, o qual me identifiquei e defendi até o final de 2016.
Nesse ponto, eu já aprendi a me controlar mais nessas questões de evitar de tentar ridicularizar o outro por crer diferente de mim, ainda assim cometi erros, dentre eles, as minhas publicações em uma página de “zoeira Cristã” e outras páginas contra o calvinismo. E ali publiquei e fiz muito memes, charges e comentários que talvez feriram muitas pessoas, mesmo sempre publicando como anônimo.

No final de 2016 abandonei as páginas e essas discussões e estudos para me dedicar a minha pesquisa e conclusão de curso. Essa atitude de abandonar essas discussões foi umas das melhores coisas que eu fiz, pois eu vi que o que eu defendia e postava nessas páginas, não trazia nenhuma coisa edificante para os irmãos na fé que pensam diferente de mim, só gerou sentimento ruim: raiva, ódio, tristeza, soberba, orgulho, etc. Também cheguei a postar muita coisa aqui nesse blog e na nossa página, inclusive  eu consegui "impor" como regra na minha própria página que os administradores não postassem coisas de outra soteriologia que não fosse o arminianismo. E aqui peço desculpas ao meus amigos e administradores da página.

Apesar de reconhecer que os estudos postados no tocante a soteriologia aqui no blog, muita gente leu e gostou, discordou, etc. Mas vamos ao ponto, não estou me desculpando por postar estudos do tipo aqui no blog, seja quando era calvinista ou arminiano, sempre postei o que entendia e acreditava. Mas as pessoas mudam, e eu mudei bastante, principalmente com meu entendimento a respeito da teologia e o que é o cristianismo, claro tenho que deixar bem claro aqui que eu não sou nenhum teólogo diplomado, minha formação acadêmica é em História, mas faz anos que amo estudar Bíblia e Teologia Cristã e compartilhar isso com pessoas. Mas penso que alguns escritos meus, foram negativos para algumas pessoas. E por isso decidir excluir muitos artigos a respeito aqui no blog. Pois não vou deixar algo aqui que eu não acredite e defenda mais, também com respeito a esses assuntos polêmicos e que a meu ver não traz nada de edificante, sei que a mudança é normal, e se eu deixo de acreditar em algo e o blog sendo meu, tenho direito de excluir meus escritos. 

Enfim o meu pedido de desculpas no tocante a minha atitude principalmente em redes sociais: facebook, whatsapp e twitter. Infelizmente ou felizmente, eu cheguei a influenciar e conduzir algumas pessoas a acreditarem naquilo que eu defendi com unhas e dentes e depois abandonei. Muitos deixaram de ser meu amigo no facebook (e as vezes eu me pergunto o porquê?) me excluíram quando eu deixei de ser calvinista ou quando me tornei arminiano (hoje não sou mais arminiano), e outros por outros motivos e erros que cometi. 
Então, esse é um texto curto, mas fica aí meu pedido de desculpas, se eu magoei alguém ou algo desse tipo, pela forma que eu defendi o que eu acreditei ser o certo: Minhas sinceras desculpas.  No mais continue nos acompanhados aqui no blog. Fiquem na paz do Deus Triúno.

Nenhum comentário