Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

ANTESTOR: Cristianismo e Ameaças de Morte

Como vimos no capítulo anterior, o termo “White Metal” surgiu com a banda Trouble - que embora não fosse uma banda cristã declarada - recebeu esse termo, no qual ganhou um significado depreciativo, onde toda banda que divulgue o cristianismo ou a fé cristã em suas letras, independente do subgênero do Metal, é tido por White metal, e não merece crédito, pois estaria deturpando o real sentido Heavy Metal. Essa ideologia passou a ser imposta pela cena secular, em específico no Metal Extremo. Existe uma atitude intolerante, uma “guerra” ideológica, contra o Metal Cristão, vulgo White metal, algo intrínseco as bandas cristãs que executam musicalmente o Black Metal, Death Metal, Doom Metal, etc.

Essa atitude de intolerância, teve sua origem com o surgimento do Black Metal na Noruega. Conforme nos diz Moraes (2014):

Em meados de 1984, um grupo de jovens moradores de Oslo, capitaneados por Øinstein Aarseth – vulgo Euronymous – formam a banda Mayhem e iniciam suas atividades. É o começo de um movimento que culmina nas definições do estilo black metal e de sua aproximação com um uma junção entre noções de paganismo e satanismo militantes, tomadas como uma postura de ataque à presença das religiões judaico-cristãs na Noruega. (MORAES, 2014, p.46)


Esta ideia de combate as religiões judaico-cristãs na Noruega, resultou em um ato de queimas de 20 igrejas cristãs históricas , tal atitude está ligada a intenções por parte dos adeptos do Black Metal, conforme nos diz (MORAES, 2014, p.46):


à revitalização daquilo que era reverenciado como a legítima cultura norueguesa [a antiga cultura viking e o “paganismo odinista”], atrelavam-se à necessidade de destruir a presença cristã no país. Para que a antiga tradição pudesse ser restaurada seus inimigos históricos deveriam ser banidos.


É em meio a esse contexto de extremismo, assassinatos , violência, que vai surgir na cidade de Jessheim (Sudeste da Noruega), a banda Antestor. No início a banda executava um mescla entre o Doom/Death Metal, sob o nome de Crush Evil , posteriormente a banda mudou seu nome para Antestor, que significa “testemunho” em latim, adotando por fim, o Black Metal, em seu modo de tocar. 

Algo peculiar a banda, é que desde o seu início a mesma se propôs abordar o cristianismo em suas letras. Tal atitude pioneira não foi bem vista pelos mentores do Black Metal norueguês, Varg Vikernes (Burzum) e Euronymous (Mayhem) e Faust (EMPEROR), culminando em ameaças de morte: 


Faust, em entrevista da época feita com Euronymous para seu zine Orcustus, dado momento pergunta: "você não acha que há algo terrivelmente errado no fato de a cena norueguesa ter ido tão longe a ponto de termos uma banda cristã de 'Death Metal' aqui (CRUSH EVIL)? Alguma sugestão de como podemos matá-los?" Ao que o finado guitarrista do MAYHEM responde: "sobre bandas como o CRUSH EVIL, temos que tomar ações sérias. Uma banda cristã já é demais. Mas não se preocupe, nós temos planos. Eles não vão continuar mais por muito tempo."


Entretanto, apesar das ameaças, a banda Antestor continua na ativa até os dias atuais, executando o Black Metal com maestria .


Trecho retirado do Trabalho de conclusão de Curso em Licenciatura em História do Historiador Edilson de Souza Marques. O trabalho completo você pode baixar aqui diretamente do site da Universidade Estadual da Paraíba. Clique aqui

Fontes: O WHITE METAL: UMA ANÁLISE DAS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA NO UNDERGROUND CRISTÃO CAMPINENSE: 2009-2015

2 comentários:

  1. Interessante toda essa reviravolta, o próprio hellhammer do mayhem gravou a bateria do the forsaken do antestor hahaha.

    ResponderExcluir
  2. Pois é brother. E ele disse que curtiu a experiência, haha.

    ResponderExcluir