Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

A oração do Black Sabbath

Por Edy Marques


Nesses últimos dias estava ouvindo uma das minhas bandas favoritas. E pensando no seu conteúdo lírico, então decidi fazer esse artigo que já estava na minha mente há um tempo. 

Black Sabbath é considerado por muitos como os pioneiros do Heavy Metal (mesmo eles não curtindo usar esse termo), os riffs sombrios e pesados do Iommi e o vocal "assustador" do Ozzy, o peso do baixo de Butler e a bateria do Ward fez com que os primeiros álbuns da banda se tornassem clássicos atemporais e de total influência para várias bandas do heavy metal e seus demais subgêneros. Particularmente, eu curto demais os três primeiros álbuns da banda (tenho os três em mídia física), não é à toa que o velho Sabbath tornou-se uma das bandas que mais tenho escutado nos últimos cinco anos.

 Mas voltando a essa história de oração do Black Sabbath. O que estou falando? Estou ficando louco? Vamos lá. 

A música do álbum "Black Sabbath" autointitulada  é uma das músicas mais pesadas que já ouvi (ouça aqui) e até hoje o clima sombrio que ela traz devido ao seus acordes trítono, também conhecido como diabolus in musica  que tanto perturbou a ortodoxia da  Igreja no período medieval, chegando a ser chamado de o intervalo diabo, como também sua atmosfera é algo que sempre me faz viajar e curtir essa música, o clima muda desde os primeiros acordes (esse é o poder da música rs). 

Um curiosidade: a banda de Thrash Metal com temáticas cristãs "Living Sacrifice" em seu primeiro álbum autointitulado também usa desse intervalo. Ouça aqui: Walls of Separation - Living Sacrifice

A letra da música do Black Sabbath narra uma história onde a pessoa tem um contato com um vulto preto (o diabo) e  logo ela começa a temer, pois descobre que foi o escolhido para ser possuído. Ao longo da música a letra enfoca a visão da pessoa sobre a história.

Abaixo segue alguns trechos da tradução da música:

O que é isso que está diante de mim?
Um vulto preto que aponta para mim
Viro rapidamente e começo a correr
Descobri que eu fui o escolhido
Oh, não! [1]

 E qual foi a inspiração para esse música que poderia ser considera uma trilha de filme de terror em forma de música pesada? De maneira bem resumida:

 Segundo a banda, a canção foi inspirada por um filme e uma experiência que Geezer Butler relatou a Ozzy Osbourne. Nos dias de Earth , Butler pintou seu apartamento em preto fosco, colocou vários crucifixos invertidos, e colocou quadros de Satanás nas paredes. Ozzy deu a Butler um livro sobre bruxaria. Ele leu o livro e colocou sobre uma prateleira antes de ir dormir. Quando acordou, ele afirma ter visto uma grande figura negra em pé no final de sua cama. A figura desapareceu e Butler foi buscar o livro, e ele tinha sumido. Geezer então disse a Ozzy, que escreveu a letra da canção.  [2]

 Em outra versões,  por exemplo a versão relatada na Biografia escrita por Mick Wall, Geezer Butler afirma como toda essa história de curiosidade pelo ocultismo, apesar do desejo desde criança de se tornar Padre e de colecionar crucifixos, como ele começou a ter curiosidade pelo oculto e depois teve uma experiência sobrenatural. Veja abaixo uma extensa citação, mas vale a pena ler:


Eu apenas tinha um mórbido interesse na coisa. Estava lendo todo livro (de ocultismo e magia negra) que encontrava. Havia muitas revistas underground sobre isso, além do que eu costumava ir a Londres no fim de semana, num lugar chamado Middle Earth [no porão de uma mansão em Holborn]. E ali se encontravam os grupos ocultistas — não grupos de música, grupos de pessoas. E eles costumavam distribuir muita literatura e tinham sua própria revista. Havia uma chamada Madness & Magic, uma revista mensal que tratava de tudo sobre magia negra e eu costumava ler essas coisas.” Descrevendo-se como “um tipo de maníaco religioso quando era criança”, Geezer tinha crescido colecionando crucifixos, “imagens [sagradas] e medalhas — queria ser padre… Eu literalmente adorava Deus”. Em comparação com sua estrita educação católica, o tema do oculto “era realmente intrigante — fruto proibido, esse tipo de coisa, e como uma criança impressionável eu fiquei muito interessado nisso”.
No entanto, quando ele acordou naquela noite e viu horrorizado o que parecia ser um tipo de aparição de pé na beirada de sua cama — “a figure in black which points at me” [uma figura de preto apontando para mim] da letra — “aquilo me gelou o sangue! Acordei de repente, e lá estava, tipo, essa silhueta escura parada na beira da minha cama. Eu não tinha usado drogas nem nada e não tinha bebido naqueles dias. Aquilo me deixou absolutamente aterrorizado. E naquela época eu tinha um apartamento de um dormitório, completamente pintado de preto e todas aquelas cruzes invertidas espalhadas pelo lugar, todos os pôsteres de Satã e esse tipo de coisa. E aquela figura… Por algum motivo achei que era o próprio demônio! E isso me deixou aterrorizado pra caralho. Foi como se aquela coisa estivesse dizendo para mim: ‘É hora de declarar sua lealdade ou parar de fazer merda!’. E a partir daquele momento eu me afastei de tudo aquilo”.
Ele ficou tão apavorado que não conseguiu dormir o resto da noite. De manhã, tirou todas as cruzes e os pôsteres e mais tarde repintou todo o apartamento de laranja. Também começou a usar uma cruz. Quando, alguns dias depois, Tony transformou a interpretação de “Marte” com o baixo de Geezer em um épico do rock genuíno, as letras que ele e Ozzy tinham escrito sobre a aparição de Geezer se encaixaram perfeitamente; a nova música (Black Sabbath) — a primeira que a banda compôs junta do zero — se tornou um aviso contra o satanismo e a adoração do demônio, algo de que eles seriam acusados, ironicamente, de defender, muitas vezes, por pais estressados e filhos loucos. [3]

Muito interessante esse trecho que fala dessa experiência pessoal com o sobrenatural (apesar de ser o lado maligno).  E esse último trecho que o biografo da banda retrata: "a primeira que a banda compôs junta do zero — se tornou um aviso contra o satanismo e a adoração do demônio, algo de que eles seriam acusados, ironicamente, de defender, muitas vezes, por pais estressados e filhos loucos."

Pois é, mas para muitos o Black Sabbath é uma verdadeira banda satânica, sendo que os caras mesmo admitem que não ( e quem já leu essa biografia do Mick Wall há outros relatos sobre essa questão), mesmo sabendo que tem outras letras que são contra alguns princípios da fé cristã e também outras  que podem ser interpretadas como apologia ao satanismo, sem contar apologias a drogas. Claro, não tô dizendo que a banda Black Sabbath é uma banda cristã, white metal e coisa afins, NADA DISSO. A intenção aqui é mostrar alguns pontos para nossa reflexão.   

Voltando a outra estrofe da música:

Uma grande figura negra com olhos de fogo
Revelando às pessoas seus desejos
Satã está lá, ele sorri
Observa aquelas chamas crescendo cada vez mais [1]

E é nesse momento que o personagem clama a Deus em oração: Oh no, no, please God help me! (Oh, não, não, por favor Deus me ajude!) 

A letra continua:

Será o fim, meu amigo?
Satã está virando a esquina
As pessoas correm pois elas estão assustadas
É melhor elas correrem e tomarem cuidado!
Não, não, por favor, não! [1]

Essa simples oração, diante do mal, a oração do Black Sabbath (haha) que como vimos, tem base numa experiência real pelo baixista da banda, é bem interessante para refletimos um pouco em alguns pontos. 

Primeiro, o sobrenatural existe, temos o bem e o mal, Deus e seus anjos e o diabo e seus demônios. E em todos os momentos da nossa vida, e principalmente diante do mal, devemos clamar, orar e pedir socorro ao nosso Deus (Santíssima Trindade). E você fã do Sabbath (não cristãos, anticristãos, ateus, etc), já parou pra pensar nessa alerta que os caras mandaram nessa música?

Segundo, e claro,  isso aqui é algo muito pessoal, pois sou fã do Black Sabbath e as minhas bandas favoritas a maioria não são cristãs, você cristão pode ouvir uma música não cristã e ao analisar a letra junto do contexto em que a música foi composta e aprender um pouco da mensagem da música e refletir sobre o que ela tá querendo dizer.

Enfim, é uma artigo simples, mas que eu estava pensando em fazer faz um tempinho e agora decidi postar aqui, espero que tenha curtido e entendido. Sim, e quem quiser conhecer essa mesma história, agora visto pelo do diabo (eita), é só sacar a tradução da clássica N.I.B dos pais do heavy metal.

 Não deixem de me seguir no twitter @Christ_under

Fontes:

[1] https://www.letras.mus.br/black-sabbath/4246/traducao.html

 [2] https://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Sabbath_(can%C3%A7%C3%A3o)

[3] Black Sabbath - A biografia (Mick Wall)

 

 

 

2 comentários: