Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

O CRISTÃO E A POLÍTICA: TODOS QUEREM O BEM DO BRASIL?



por Edy Marques [1]

Olá, seguidores e leitores do nosso blog, passando para deixar uma reflexão que têm me aquietado nos últimos dias.  Alguns questionamentos me surgem: O que cristão deve participar da política? Se sim, como o cristão deve participar da política? É errado lutar por um Brasil melhor? É errado lutar por aquilo que acredita? Se vocês quiserem ver o que penso sobre, continue a leitura.

Tem gente que diz que o Cristão não deve participar da política. Sim, eu ouvi esse questionamento hoje de um cara. Que loucura, hein? Julgo que ele esqueceu que  para além da nossa pátria celeste, também vivemos aqui nesse mundo cão. Lembrei de um amigo chamado "C.S Lewis" que disse certa vez:

Foi quando os cristãos deixaram de pensar no outro mundo que se tornaram tão incompetentes neste aqui.
Pois, é, não devemos tirar o foco das coisas espirituais, mas não vamos abandonar nossa função de manter a voz profética e lutar por justiça social aqui na terra. Veja e leia os exemplos dos profetas do Antigo Testamento e da história do Cristianismo ao longo dos séculos.

O que falar de exemplos e as atuações de cristãos como: Martin Luther king, Dietrich Bonhoeffer que se posicionaram e exerceram seu papel de cidadão lutando contra injustiças sociais, atos desumanos e pecados sociais?

Agora, se ele quis falar do envolvimento de Igreja com a política na seguintes questões:

  1. A igreja não deve apoiar candidatos nem fazer o púlpito de palanque político, nem praticar a idolatria política.
  2. Que os cristãos devem defender a separação entre Igreja e Estado, e não misturar essas coisas, pois a Igreja tem uma função e o estado tem outra.
  3. Que os lideres eclesiásticos devem deixar e  incentivar que cada membro de suas congregações pensem por si e vote (ou não)  naquele político que mais representa sua ideologia. 
Ai sim eu concordaria com ele.

Voltando o assunto sobre o cristão na política. O que devemos fazer enquanto cidadãos aqui na terra?

Nenhum brasileiro em são consciência torce pro Brasil se dar mal. Todo cidadão consciente quer um país melhor, independente da posição e ideologia política do governo que está no poder. Todos têm o direito de discordar e ter/ se identificar com outra ideologia diferente da dominante no momento.

E o Cristão que o diga, vou explicar mais na frente, apesar que ele deve ter consciência que um dia isso tudo vai acabar e não fixar sua esperança nesse mundo, Cristo irá voltar para nos levar para nossa amada pátria celestial. É simbólico reforçar isso no dia que o calendário litúrgico cristão comemora a ascensão do nosso Senhor (Atos 1.11)

Desde o ano de 2013, que a discussão sobre política aumentou no nosso país, principalmente no meio das redes sociais. De lá até os dias atuais, estamos passando por crises na nossa democracia e república,  vivendo um período de corrupção escancarada, política, econômica, aumento das desigualdades e injustiças sociais, etc que parece que nunca terá fim.

Desde  aquele ano que a geração mais nova (na internet) tá "acordando" para a política, isso é bacana demais. Estou dentro desse quadro, participei dos protestos de 2013 e até hoje participo, exercendo minha cidadania para além de um voto em dois e/ou quatro anos. E assim pretendo continuar. E aqui afirmo que ninguém têm o direito de proibir qualquer pessoa a lutar por seu país, lutar por aquilo que acredita ser melhor para a nação, independente de sua ideologia/filosofia política. Lutemos pela  liberdade de expressão e crenças.

O Cristão, que é cidadão, deve se preocupar com o seu lugar social, seja  um bairro, cidade, estado, país e etc. Todavia a sua ação deve ser segundo o ensinamento de Cristo, principalmente amando o seu próximo como a si mesmo e isso implica em tomar atitudes nas diversas áreas da sociedade, sempre pautado pelo amor ao próximo e olhando cada pessoa como se fosse ali o próprio Cristo, cuidar dos direitos dos pobres, órfãos e viúvas, dos mais necessitados e desamparados oferecendo auxilio não apenas espiritual, mas material. 

O cristão não deve usar de violência, mentiras, ódio e outros pecados para defender sua posição e ideologia/filosofia política, como temos visto ultimamente muitos "cristãos" agredindo verbalmente, fisicamente e virtualmente as pessoas que pensam o contrário das ideologias que eles defendem.

[Nós] temos que se cuidar e repensar nossas atitudes de filhos de Deus. Do contrário, estamos agindo como filhos do diabo, enganando a nós mesmos e manchando o nome de Cristo.

Enfim, para não ficar muito longo esse post, essa é minha opinião e reflexões sobre o assunto.

Para quem quiser saber mais a respeito sobre o assunto, recomendo a leitura desses artigos no blog:

NÃO GENERALIZE: AS COISAS SÃO MAIS COMPLEXAS/DIVERSAS DO QUE PARECEM

 E A UNIDADE CRISTÃ E A POLÍTICA NO BRASIL

Deus abençoe a todo (a) s os que estão lendo esse post.

[1] Sobre a política:


Eu não tenho político/partido de estimação. Na minha opinião: Político é funcionário público. Se fez coisa errada tem que ser criticado/punido. Se fez coisa boa não fez mais que sua obrigação, pois foi eleito para isso. Eu não endeuso políticos, não acredito em Messias político/salvador da pátria.





2 comentários: