Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

WHITE METAL? BANDAS WHITE? DE MANEIRA NENHUMA!



 Por Edy Marques

Esse artigo resgata uma antiga postagem feita na nossa página em 2016. E hoje o facebook fez questão de relembrar a publicação na sessão "lembranças ou nesse dia". Parei para ler e percebi que minha opinião sobre o assunto continua a mesma. Contudo, decidi atualizar esse post aqui no blog e acrescentar algumas coisas. Sem mais delongas segue o texto.

WHITE METAL? BANDAS WHITE?  DE MANEIRA NENHUMA!

Aqui deixo minha opinião sobre o uso deste termo no meio underground e do heavy metal no geral.
Primeiramente, acreditamos que se não houvesse essa confusão por parte de alguns headbangers/metalheads, este termo poderia ser usado para as bandas ditas com temáticas cristãs. Contudo, é algo praticamente impossível ressignificar esse termo (um dia talvez isso será abolido aqui no Brasil?), infelizmente, ainda o mesmo soa como preconceito, não por todos, mas por muitos headbangers/metalheads.

Continuando, sobre a questão da temática das bandas.

Existem várias bandas seculares que abordam temas bíblicos em suas letras e não são consideradas "bandas de white". Por exemplo: "Black Sabbath -After Forever, Iron Maiden-For The Greater Good Of God, Helloween - Hey Lord, Helloween- I Believe, Sepultura - Crown and Miter, Ozzy - Miracle Man, Testament - Practice What You Preach, Soulfly - Salmo 91, Metallica – One, Megadeth- Shadow of Death", entre outras...

A maioria dessas bandas têm temática relacionada a temas bíblicos e não são 'whites'. O que falar das diversas bandas de Power Metal e derivados que a maioria tem que ter uma música chamada "Judgment Day"?

Em segundo lugar, atualmente, nenhuma banda consciente dessa "treta" e que deseja divulgar seu trabalho e ser respeitada no meio da cena, jamais vai se intitular "White Metal" (talvez nos anos 1990 fizesse sentido pra diferenciar a proposta da banda, mas hoje, não!), muitas nem usam mais o termo banda cristã, mas preferem bandas de Heavy, Thrash, Death, etc,. ou bandas de heavy metal formado por cristãos. (vide o Stryper)
O que falar de bandas que tem membros cristãos assumidos e mesmo assim não usam o termo "White Metal"? Exemplos: Dave Mustaine e David Ellfeson, Pastor Luterano, (Megadeth), Marty Friedman (Ex- Megadeth), Michael Kiske (Ex-Helloween), Nico Macbrain (Iron Maiden), Ozzy Ousborne (Black Sabbath), Alice Cooper, Peter Sandoval (ex-Morbid Angel), Peter Baltes (Ex-Accept), entre outros...


Afinal existe diferença entre um som feito por membros Cristãos ou ateus ou qualquer outra pessoa com uma ideologia, filosofia, religião diferente? CREIO QUE NÃO!!

Enquanto as bandas ditas cristãs continuarem se rotulando como White Metal, jamais terão o respeito pela galera da cena "secular".
A minha DICA é: parem de usar esse termo, pois o mesmo tem em sua origem um preconceito com a banda pioneira do Doom Metal "Trouble", que simplesmente por abordarem temáticas relacionadas a bíblia em seus dois primeiros álbuns, ganharam esse termo pejorativo, por sua vez a banda tomou uma atitude correta e recusou tal termo. Usem o termo mais apropriado: Apenas (METAL) ou se quiserem para diferenciar: Metal com temáticas cristãs, ou se quiserem usem o "Metal Cristão".
Para entender mais a origem do termo, leia esse artigo da nossa page, clique no link abaixo:

Para finalizar deixo uma pergunta, não para afrontar, mas para ampliar um debate sadio e compreender mais as opiniões dos outros, para os que não curtem o rock/metal com temáticas cristãs.
Você tem o direito de ouvir o que quiser, mas por qual motivo você não curte bandas cristãs?
O seu problema é com a temática da banda ou a religião e fé ou o som dos caras? Se não for nenhuma das três opções, qual é então? Deixa aí seu comentário, de forma respeitosa que vai ser um prazer dialogar sobre.

 Essa é minha opinião, não é uma ordem, imposição, seja livre, exerça seu pensamento. Vocês concordam ou discordam? Comente ai sessão "comentários".

3 comentários:

  1. Impressionante suas dicas me agradaram bastante indiquei seu blog para todos os meus amigos muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por comentar, Marcelo. Valeu pela indicação. É nós brother, se quiser trocar ideias me segue lá no twitter @christ_under. Abraço, irmão.

    ResponderExcluir
  3. Sempre gostei de Metal Cristão, até antes de me converter, já era muito fã da banda Believer. E tem tanta banda boa nesse meio.

    ResponderExcluir