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O JESUS MOVEMENT: O SURGIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO ROCK CRISTÃO

Já tínhamos postado um pouco sobre a História do Jesus Movement, mas dessa vez iremos postar um trecho de um tcc sobre o assunto. O post abaixo é um trecho de um TCC do Historiador Edilson de Souza Marques,  sobre o  Jesus Movement e o Rock Cristão. Dito isto, ao copiar o artigo ou uso o texto, lembre-se de citar as fontes do texto.


 Vamos ao texto







O movimento do Rock’n Roll cristão é contemporâneo ao movimento secular. As primeiras bandas cristãs surgiram no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 do século XX.  As bandas pioneiras que obtiveram destaque, são: Larry Norman,[1] Agape[2], Ressurection Band[3], Petra[4], Jerusalem[5], Messiah Prophet[6], Leviticus[7], White Cross[8], Daniel Band[9], Saint[10], e Stryper[11]

Mas como este surgiu? O marco inicial do movimento rock cristão teve sua origem numa proposta intitulada de Jesus Movement (Movimento de Jesus). Este movimento contracultural religioso, foi fruto de uma estratégia de evangelismo realizada nas ruas dos EUA nos anos 1960, com vistas a atingir à juventude. Um dos resultados foi o alcance do movimento hippie. Onde muitos deles, se converteram e foram batizados. Entretanto, apesar de convertidos, não quiseram abrir mão de algumas práticas cotidianas, que consideravam compatíveis com a fé cristã. Segundo Magali Cunha (2004, p.126): “a busca pela paz, amor, realidade e vida, a rejeição do consumismo capitalista, da hipocrisia religiosa e a da cultura norte-americana. A dimensão contracultural passou a ser um componente do movimento religioso que se delineava”. 


A grande adesão desses jovens oriundos do movimento hippie ao cristianismo protestante nos EUA nos anos 1960, provocou alguns efeitos no campo religioso, dentre eles podemos destacar:



(1) novas igrejas e denominações cristãs surgiram adequadas ao estilo hippie mais descontraído na aparência e na forma de cultuar e (2) O surgimento da Jesus Music [Música de Jesus], uma combinação de rock e gospel que se tornou a base do movimento de avivamento da juventude [...] respondendo ás reações negativas dos grupos tradicionalistas, cantores e compositores da Jesus Music diziam estar usando a música para combater os efeitos negativos do rock popular. E repetiam uma frase do reformador Martinho Lutero para fundamentar sua causa: “Por que o demônio deve ficar com os melhores tons”? (CUNHA, 2004, p.127)



Entretanto, essa nova forma de relacionar o profano ao sagrado, e unindo-se no campo religioso, levou um tempo, para ser visto com bons olhos pelas igrejas tradicionais, devido a resistências dos hippies “novos convertidos” em abandonar certas práticas, estes não eram bem vistos e aceitos em suas igrejas. Nesse contexto, esses jovens desenvolveram táticas, que tinha como objetivo estabelecer novos meios de cultuar ao sagrado, fora das quatros paredes eclesiásticas. O resultado de tal atitude, foi o surgimento de pontos de encontros alternativos, em locais como praias, cafés e quadras, mantendo as propostas características das igrejas tradicionais, como pregar o evangelho, ler a bíblia e cantar hinos, “adotando assim um novo meio underground de encarar o cristianismo. ” (LIMA, 2010, p.8)


Em 1970, a mídia estadunidense começou a atentar para o movimento de contracultura religiosa que não se restringia apenas ao campo religioso, mas adentrava outros campos sociais deste país. Revistas como: Life, Newsweek, Times, Look e algumas redes de televisão começaram a divulgar os grandes batismos realizadas nas praias, suas reuniões e os festivais de música cristãs. Dentre esses festivais, o que mais chamou a atenção da mídia, foi o Explo’72, realizado em 30 de julho de 1972, chegando a ser capa da revista Life, de 30 de junho de 1972. (LIMA, 2010), Veja, abaixo:





Figura 1 Capa da Revista Life – 30 de junho de 1972, mostrando o Explo´72.[12]


De acordo com CUNHA (2004), um dos festivais mais marcantes do movimento foi o Explo’72, uma cruzada evangelística realizada em 1972, no Cotton Bowl, na cidade de Dallas. Denominado por Billy Graham[13], um dos pregadores convidados, um "Woodstock religioso", o festival reuniu por uma semana cerca de 80 mil jovens dos Estados Unidos e de outros 75 países para culto e ensino. O encerramento deu-se em espaço aberto que reuniu cerca de 150 mil pessoas para nove horas de rock, lideradas pelo cantor de música country Johnny Cash, que pregava: "Eu já experimentei drogas e um pouco de tudo o mais, e não há nada que satisfaça mais a alma do que ter o Reino de Deus sendo construído e crescendo dentro de você”. (LIMA, 2010, p. 23)


Como fruto deste processo, surgiu a realização em larga escala de festivais de “Jesus Rock”, nos Estados Unidos, com bandas que propagavam o binômio rock /cristianismo, dando continuidade a um legado que mais tarde iria se tornar mundial. Dentro dessas bandas/artistas, que surgiram como frutos deste movimento, podemos destacar Larry Norman, Ágape, Rez Band, Petra, Phil Keaggy, Wilson McKinley, One Way, Harvest Flight.



1.1  Rebels of Jesus Christ[14]:  por que o diabo deve ter toda música boa?



Larry Normam[15] é considerado o “pai do rock cristão”, pois em 1969, lançou o álbum “Upon This Rock”, que pode ser considerado como o primeiro álbum de Rock cristão. Em meados do início da década de 1970, Norman lançou a canção intitulada “Why Should The Devil Have All The Good Music? ” (Por que o diabo deve ficar com toda a boa música? ). Citando o Reformador Martinho Lutero e parafraseando-o na frase no século XVI "Por que o demônio deve ficar com os melhores tons?". Normam direcionava assim uma forte crítica ao puritanismo vigente da época e esclarecia que poderia tocar o Rock sem estar necessariamente associado ao satanismo ou a algo maligno. Para compreendermos melhor vamos analisar alguns trechos dessa canção:



They say rock 'n' roll is wrong, we'll give you one more chance/ I say I feel so good I gotta get up and dance/ I know what's right, I know what's wrong, I don't confuse it. All I'm really trying to say/Is why should the devil have all the good music? I feel good every day/'Cause Jesus is the rock and he rolled my blues away – [Eles dizem" o Rock 'n’Roll é errado, nós vamos lhe dar mais uma chance/Eu digo 'eu me sinto tão bem que eu tenho que levantar e dançar;/Eu sei o que é certo, eu sei o que é errado, eu não confundo isso/tudo o que eu realmente estou tentado dizer é "Por que o diabo tem toda a música boa? /] (NORMAN. Why Should the devil have all the good music?. 1972][16]



Este pequeno trecho da letra da música, revela que desde o início do Rock Cristão, e que para este movimento, havia uma separação entre musicalidade e ideologia, e que para os participantes, não havia problema algum em misturar “o sagrado ao profano”, e que o Rock poderia ser usado como um meio para divulgar o cristianismo. A letra também ressalta o espirito de contracultura religiosa dessa geração, que batia de frente com o discurso das igrejas tradicionais em associar o Rock ao Diabo, e os visuais utilizados pelos artistas/bandas de Rock Cristão.


Nos anos de 1970 do século XX, começaram a surgir várias bandas cristãs dos gêneros emergentes da época, tais como: rock psicodélico, rock progressivo, hard rock, heavy metal. Dentre essas bandas, as que obtiveram mais conhecimento foram: Agape, Rez Band, Petra, e Jerusalem.


A banda Agape[17] foi formada no final dos anos 1960 e pode ser considerada como a primeira banda de Hard Rock Cristão. Em 1971 essa banda lançou seu primeiro álbum intitulado “Gospel Hard Rock”, o som consistia em uma mistura do rock psicodélico com o blues e letras que retratavam a fé cristã dos novos convertidos e evangelismo.  Em 1972, na comunidade Jesus People de Milwaukee's, surge a Ressurection Band, mais conhecida como Rez Band, umas das principais pioneiras para o desenvolvimento do Rock Cristão nos Estados Unidos. A banda foi fundada por Glenn Kaiser e excursionou por um bom tempo nos EUA, em um ônibus escolar, com sua esposa, filhos e animais, adotando um estilo de vida hippie. Após o lançamento do álbum “Awaiting Your Reply” em 1978, um álbum caracterizado por uma sonoridade Hard Rock e forte influência do blues, álbum este que foi considerado o álbum cristão mais pesado, lançado na época, a banda passou a receber títulos como: “imorais”, “mensageiros do diabo”, “portadores de más influências”, por parte da ala mais conservadora da Igreja.





Neste mesmo ano, surge o Petra[19], tida por muitos especialistas no Rock com temáticas cristãs, como a banda mais premiada, e a que mais conseguiu o alcance da mídia, embora tenha passado sete anos no anonimato, a banda chegou a vender milhões de discos[20]. Em 1975 do mesmo século, surgiu na Suécia, o grupo chamado Jerusalem[21] ,esse pequeno fato nos mostra que a ideia inicial do Rock Cristão não era apenas algo restrito a um estilo musical, mais um movimento que com o passar dos tempos foram ganhando adeptos e surgindo novas bandas por vários países em outros continentes.


Posteriormente o “movimento de jesus” decidiu abranger e propagar a sua proposta de cristianismo underground para outros países. Muitos dos líderes deste movimento tornaram-se missionários e espalharam-se por diversos países proclamando a fé cristã e novos jeitos de se estabelecer em unidades. Segundo Cunha (2004):



Muitos vieram para o Brasil e implementaram essa nova forma de evangelizar nas ruas, praças, e praias, por meio da informalidade e facilidade de adaptação inspiradas no movimento hippie. Faziam uso de apresentações teatrais. Musicais, abordagens pessoais, versões das músicas originais no inglês eram preparadas em português e a guitarra e a bateria- instrumentos base para os gêneros musicais que esses grupos privilegiavam (o rock e a balada romântica) – passaram a ser utilizadas.  (CUNHA, 2004, p. 128)



Este modo jovem de encarar e praticar o cristianismo, influenciou bastante a juventude protestante brasileira e contribuiu para a ampliação de movimentos paraeclesiásticos. Como frutos do “Movimento de Jesus”, podemos destacar: Jovens da verdade, Mocidade para Cristo, Palavra da vida.  A música cristã evangélica também foi influenciada e novos grupos musicais de jovens surgiram: Vencedores por Cristo, Comunidade S-8, grupo Elo. A transformação e modernização da música evangélica brasileira, com usos de instrumentos os quais anteriormente era considerado satânicos ou profanos, no meio evangélico, começaram a ganhar espaço na igreja e fora dela.




[1] Larry Norman (1969-2008). Local: Estados Unidos Gênero: Rock 'n' Roll
[2] Agape: (1968-1972) local: Estados Unidos. Gênero: Hard Rock/Rock Progressivo
[3] Ressurection Band (1972-2000). Gênero: Hard Rock/Blues Rock
[4] Petra (1972-2017). Local: Estados Unidos. Gênero: Hard Rock
[5] Jerusalem (1975-2017). Local: Suécia. Gênero: Hard Rock
[6] Messiah Prophet (1979-1996). Local: Estados Unidos. Gênero: Heavy Metal
[7] Leviticus (1981-2017) Local: Suécia. Gênero: Hard Rock/Heavy Metal
[8] White Cross (1982-2017). Local: Estados Unidos. Gênero: Hard Rock
[9] Daniel Band (1982-2017) Local: Canadá. Gênero: Hard Rock
[10] Saint (1982-2017). Local: Salem, Oregon/Estados Unidos. Gênero: Heavy Metal
[11] Stryper (1983-2017). Local: Estados Unidos. Gênero: HardRock /Heavy Metal
[12] Fontes: Disponível em: < http://one-way.org/jesusmovement/explo/lifecover.jpg > acessado em 15/12/2016

[13] Foi um pregador batista norte-americano. Foi conselheiro espiritual de vários presidentes americanos
[14] O título deste subtópico é uma homenagem a uma música da banda Sueca de Hard Rock Cristão, chamada Jerusalem.
[15] Larry David Norman, Nasceu 8 de abril de 1947 e faleceu em 24 de fevereiro de 2008, foi um músico, compositor e produtor norte-americano, começou a gravar em 1966, mas surgiu para a fama como homem de frente da banda de rock People!. O primeiro álbum da banda, "I Love You", lançado em 1968 teve a música de mesmo nome, entre as 20 mais tocadas da Billboard. Norman, no entanto, com frequência é lembrado como o "Pai" do Rock Cristão e por sua música caracterizada fortemente por uma inclinação em contextualizar o cristianismo dentro dos mais diversos assuntos da sociedade. Revolucionou a música cristã contemporânea e quebrou os paradigmas ao misturar a música "profana" com o conteúdo "sacro".
[16] Tradução livre, letra original disponível em: https://www.letras.mus.br/larry-norman/1683376/
[17] Disponível em: < http://cristianismounderground.blogspot.com.br/2014/12/agape-pioneiros-do-hard-rock-cristao.html>.  Acesso em 15/12/2016
[18] Fonte: White Metal Detonation. Ano 4. Nº 10.
[19] Disponível em: https://www.facebook.com/pg/Petraband/about/?ref=page_internal
[20] Ver: https://pt.wikipedia.org/wiki/Petra_(banda)#cite_note-2
[21] Considerada a primeira banda de Hard Rock Cristão na Europa. Mais informações disponíveis no site da banda: http://www.jerusalem.se/about-us/


Fontes: MARQUES, Edilson De Souza. O white metal: uma análise das táticas de resistência no underground cristão campinense: 2009-2015.


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