O JESUS MOVEMENT: O SURGIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DO ROCK CRISTÃO
Já tínhamos postado um pouco sobre a História do Jesus Movement, mas dessa vez iremos postar um trecho de um tcc sobre o assunto.
O post abaixo é um trecho de um TCC do Historiador Edilson de Souza Marques, sobre o Jesus Movement e o Rock Cristão. Dito isto, ao copiar o artigo ou uso o texto, lembre-se de citar as fontes do texto.
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Vamos ao texto
Fontes: MARQUES, Edilson De Souza. O white metal: uma análise das táticas de resistência no underground cristão campinense: 2009-2015.
O movimento do Rock’n
Roll cristão é contemporâneo ao movimento secular. As primeiras bandas
cristãs surgiram no final dos anos 1960 e início dos anos 1970 do século XX. As bandas pioneiras que obtiveram destaque,
são: Larry Norman,[1] Agape[2], Ressurection Band[3], Petra[4], Jerusalem[5], Messiah Prophet[6],
Leviticus[7],
White Cross[8], Daniel Band[9],
Saint[10],
e Stryper[11].
Mas como este surgiu? O marco inicial do movimento rock cristão teve sua origem numa proposta intitulada de Jesus Movement (Movimento de Jesus). Este
movimento contracultural religioso, foi fruto de uma estratégia de evangelismo
realizada nas ruas dos EUA nos anos 1960, com vistas a atingir à juventude. Um
dos resultados foi o alcance do movimento hippie.
Onde muitos deles, se converteram e foram batizados. Entretanto, apesar de
convertidos, não quiseram abrir mão de algumas práticas cotidianas, que
consideravam compatíveis com a fé cristã. Segundo Magali Cunha (2004, p.126):
“a busca pela paz, amor, realidade e vida, a rejeição do consumismo
capitalista, da hipocrisia religiosa e a da cultura norte-americana. A dimensão
contracultural passou a ser um componente do movimento religioso que se
delineava”.
A grande adesão desses jovens oriundos do movimento
hippie ao cristianismo protestante nos EUA nos anos 1960, provocou alguns
efeitos no campo religioso, dentre eles podemos destacar:
(1) novas igrejas
e denominações cristãs surgiram adequadas ao estilo hippie mais descontraído na
aparência e na forma de cultuar e (2) O surgimento da Jesus Music [Música de
Jesus], uma combinação de rock e gospel que se tornou a base do movimento de
avivamento da juventude [...] respondendo ás reações negativas dos grupos
tradicionalistas, cantores e compositores da Jesus Music diziam estar usando a
música para combater os efeitos negativos do rock popular. E repetiam uma frase
do reformador Martinho Lutero para fundamentar sua causa: “Por que o demônio
deve ficar com os melhores tons”? (CUNHA, 2004, p.127)
Entretanto, essa nova forma de relacionar o profano ao
sagrado, e unindo-se no campo religioso, levou um tempo, para ser visto com
bons olhos pelas igrejas tradicionais, devido a resistências dos hippies “novos convertidos” em abandonar
certas práticas, estes não eram bem vistos e aceitos em suas igrejas. Nesse
contexto, esses jovens desenvolveram táticas, que tinha como objetivo
estabelecer novos meios de cultuar ao sagrado, fora das quatros paredes
eclesiásticas. O resultado de tal atitude, foi o surgimento de pontos de
encontros alternativos, em locais como praias, cafés e quadras, mantendo as
propostas características das igrejas tradicionais, como pregar o evangelho,
ler a bíblia e cantar hinos, “adotando assim um novo meio underground de
encarar o cristianismo. ” (LIMA, 2010, p.8)
Em 1970, a mídia estadunidense começou a atentar para
o movimento de contracultura religiosa que não se restringia apenas ao campo
religioso, mas adentrava outros campos sociais deste país. Revistas como: Life, Newsweek, Times, Look e algumas
redes de televisão começaram a divulgar os grandes batismos realizadas nas
praias, suas reuniões e os festivais de música cristãs. Dentre esses festivais,
o que mais chamou a atenção da mídia, foi o Explo’72,
realizado em 30 de julho de 1972, chegando a ser capa da revista Life, de 30 de junho de 1972. (LIMA,
2010), Veja, abaixo:
Figura
1
Capa da Revista Life – 30 de junho de 1972, mostrando o Explo´72.[12]
De acordo com CUNHA (2004), um dos festivais
mais marcantes do movimento foi o Explo’72,
uma cruzada evangelística realizada em 1972, no Cotton Bowl, na cidade de Dallas.
Denominado por Billy Graham[13],
um dos pregadores convidados, um "Woodstock
religioso", o festival reuniu por uma semana cerca de 80 mil jovens dos
Estados Unidos e de outros 75 países para culto e ensino. O encerramento deu-se
em espaço aberto que reuniu cerca de 150 mil pessoas para nove horas de rock, lideradas pelo cantor de música country Johnny Cash, que pregava: "Eu já experimentei drogas e um
pouco de tudo o mais, e não há nada que satisfaça mais a alma do que ter o
Reino de Deus sendo construído e crescendo dentro de você”. (LIMA, 2010, p. 23)
Como fruto deste processo, surgiu a realização em
larga escala de festivais de “Jesus Rock”,
nos Estados Unidos, com bandas que propagavam o binômio rock /cristianismo, dando continuidade a um legado que mais tarde
iria se tornar mundial. Dentro dessas bandas/artistas, que surgiram como frutos
deste movimento, podemos destacar Larry
Norman, Ágape, Rez Band, Petra, Phil Keaggy, Wilson McKinley, One Way, Harvest
Flight.
1.1 Rebels of Jesus Christ[14]: por que o diabo deve ter toda música boa?
Larry
Normam[15]
é considerado o “pai do rock cristão”, pois em 1969, lançou o álbum “Upon This Rock”, que pode ser considerado
como o primeiro álbum de Rock
cristão. Em meados do início da década de 1970, Norman lançou a canção
intitulada “Why Should The Devil Have All
The Good Music? ” (Por que o diabo deve ficar com toda a boa música? ).
Citando o Reformador Martinho Lutero e parafraseando-o na frase no século XVI
"Por que o demônio deve ficar com os melhores tons?". Normam
direcionava assim uma forte crítica ao puritanismo vigente da época e esclarecia
que poderia tocar o Rock sem estar necessariamente associado ao satanismo ou a
algo maligno. Para compreendermos
melhor vamos analisar alguns trechos dessa canção:
They say rock 'n'
roll is wrong, we'll give you one more chance/ I say I feel so good I gotta get
up and dance/ I know what's right, I know what's wrong, I don't confuse it. All
I'm really trying to say/Is why should the devil have all the good music? I feel good every day/'Cause Jesus is the rock and he
rolled my blues away
– [Eles dizem" o Rock 'n’Roll é errado, nós vamos lhe dar mais uma
chance/Eu digo 'eu me sinto tão bem que eu tenho que levantar e dançar;/Eu sei
o que é certo, eu sei o que é errado, eu não confundo isso/tudo o que eu
realmente estou tentado dizer é "Por que o diabo tem toda a música boa? /]
(NORMAN. Why Should the devil have all the good music?. 1972][16]
Este pequeno trecho da letra da música, revela que
desde o início do Rock Cristão, e que
para este movimento, havia uma separação entre musicalidade e ideologia, e que para
os participantes, não havia problema algum em misturar “o sagrado ao profano”,
e que o Rock poderia ser usado como
um meio para divulgar o cristianismo. A letra também ressalta o espirito de
contracultura religiosa dessa geração, que batia de frente com o discurso das
igrejas tradicionais em associar o Rock
ao Diabo, e os visuais utilizados pelos artistas/bandas de Rock Cristão.
Nos anos de 1970 do século XX, começaram a surgir
várias bandas cristãs dos gêneros emergentes da época, tais como: rock psicodélico, rock progressivo, hard rock,
heavy metal. Dentre essas bandas, as
que obtiveram mais conhecimento foram: Agape,
Rez Band, Petra, e Jerusalem.
A banda Agape[17] foi formada no final dos
anos 1960 e pode ser considerada como a primeira banda de Hard Rock Cristão. Em 1971 essa banda lançou seu primeiro álbum
intitulado “Gospel Hard Rock”, o som
consistia em uma mistura do rock
psicodélico com o blues e letras que
retratavam a fé cristã dos novos convertidos e evangelismo.
Em
1972, na comunidade Jesus People de Milwaukee's,
surge a Ressurection Band, mais
conhecida como Rez Band, umas das
principais pioneiras para o desenvolvimento do Rock Cristão nos Estados Unidos. A banda foi fundada por Glenn Kaiser e excursionou por um bom
tempo nos EUA, em um ônibus escolar, com sua esposa, filhos e animais, adotando
um estilo de vida hippie. Após o
lançamento do álbum “Awaiting Your Reply”
em 1978, um álbum caracterizado por uma sonoridade Hard Rock e forte influência do blues,
álbum este que foi considerado o álbum cristão mais pesado, lançado na época, a
banda passou a receber títulos como: “imorais”, “mensageiros do diabo”,
“portadores de más influências”, por parte da ala mais conservadora da Igreja.
Neste mesmo ano, surge o Petra[19], tida por muitos
especialistas no Rock com temáticas
cristãs, como a banda mais premiada, e a que mais conseguiu o alcance da mídia,
embora tenha passado sete anos no anonimato, a banda chegou a vender milhões de
discos[20]. Em 1975 do mesmo século,
surgiu na Suécia, o grupo chamado Jerusalem[21] ,esse pequeno fato nos
mostra que a ideia inicial do Rock
Cristão não era apenas algo restrito a um estilo musical, mais um movimento que
com o passar dos tempos foram ganhando adeptos e surgindo novas bandas por
vários países em outros continentes.
Posteriormente o “movimento de jesus” decidiu abranger
e propagar a sua proposta de cristianismo underground para outros países.
Muitos dos líderes deste movimento tornaram-se missionários e espalharam-se por
diversos países proclamando a fé cristã e novos jeitos de se estabelecer em
unidades. Segundo Cunha (2004):
Muitos vieram para
o Brasil e implementaram essa nova forma de evangelizar nas ruas, praças, e
praias, por meio da informalidade e facilidade de adaptação inspiradas no
movimento hippie. Faziam uso de apresentações teatrais. Musicais, abordagens
pessoais, versões das músicas originais no inglês eram preparadas em português
e a guitarra e a bateria- instrumentos base para os gêneros musicais que esses
grupos privilegiavam (o rock e a balada romântica) – passaram a ser
utilizadas. (CUNHA, 2004, p. 128)
Este modo jovem de encarar e praticar o cristianismo,
influenciou bastante a juventude protestante brasileira e contribuiu para a
ampliação de movimentos paraeclesiásticos. Como frutos do “Movimento de Jesus”,
podemos destacar: Jovens da verdade, Mocidade para Cristo, Palavra da
vida. A música cristã evangélica também
foi influenciada e novos grupos musicais de jovens surgiram: Vencedores por
Cristo, Comunidade S-8, grupo Elo. A transformação e modernização da música
evangélica brasileira, com usos de instrumentos os quais anteriormente era considerado
satânicos ou profanos, no meio evangélico, começaram a ganhar espaço na igreja
e fora dela.
[1] Larry Norman (1969-2008). Local:
Estados Unidos Gênero: Rock 'n' Roll
[2] Agape: (1968-1972) local: Estados
Unidos. Gênero: Hard Rock/Rock Progressivo
[3]
Ressurection Band (1972-2000). Gênero: Hard Rock/Blues Rock
[4] Petra (1972-2017). Local: Estados
Unidos. Gênero: Hard Rock
[5] Jerusalem
(1975-2017). Local: Suécia. Gênero: Hard Rock
[6] Messiah
Prophet (1979-1996). Local:
Estados Unidos. Gênero: Heavy Metal
[7] Leviticus
(1981-2017) Local: Suécia. Gênero: Hard Rock/Heavy Metal
[8] White Cross (1982-2017). Local:
Estados Unidos. Gênero: Hard Rock
[9] Daniel
Band (1982-2017) Local: Canadá. Gênero: Hard Rock
[10] Saint
(1982-2017). Local: Salem, Oregon/Estados Unidos. Gênero: Heavy Metal
[11] Stryper (1983-2017). Local:
Estados Unidos. Gênero: HardRock /Heavy Metal
[12]
Fontes: Disponível em: <
http://one-way.org/jesusmovement/explo/lifecover.jpg > acessado em
15/12/2016
[13] Foi um pregador batista
norte-americano. Foi conselheiro espiritual de vários presidentes americanos
[14] O título deste subtópico é uma
homenagem a uma música da banda Sueca de Hard Rock Cristão, chamada Jerusalem.
[15] Larry David Norman, Nasceu 8 de
abril de 1947 e faleceu em 24 de fevereiro de 2008, foi um músico, compositor e
produtor norte-americano, começou a gravar em 1966, mas surgiu para a fama como
homem de frente da banda de rock People!. O primeiro álbum da banda, "I
Love You", lançado em 1968 teve a música de mesmo nome, entre as 20 mais
tocadas da Billboard. Norman, no entanto, com frequência é lembrado como o
"Pai" do Rock Cristão e por sua música caracterizada fortemente por
uma inclinação em contextualizar o cristianismo dentro dos mais diversos
assuntos da sociedade. Revolucionou a música cristã contemporânea e quebrou os
paradigmas ao misturar a música "profana" com o conteúdo
"sacro".
[16] Tradução livre, letra original
disponível em: https://www.letras.mus.br/larry-norman/1683376/
[17] Disponível em: <
http://cristianismounderground.blogspot.com.br/2014/12/agape-pioneiros-do-hard-rock-cristao.html>. Acesso em 15/12/2016
[18]
Fonte: White Metal Detonation. Ano 4. Nº 10.
[19] Disponível em:
https://www.facebook.com/pg/Petraband/about/?ref=page_internal
[20] Ver:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Petra_(banda)#cite_note-2
[21] Considerada a primeira banda de
Hard Rock Cristão na Europa. Mais informações disponíveis no site da banda:
http://www.jerusalem.se/about-us/
Fontes: MARQUES, Edilson De Souza. O white metal: uma análise das táticas de resistência no underground cristão campinense: 2009-2015.
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