Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

Reflexões e confissões sobre o cristianismo e o underground dito cristão

 

Por Edy Marques

 

O que vou falar é algo bem pessoal, já tenho essa posição faz um tempo, mas apenas agora decidi expor aqui no blog. Sobre o que vou falar, reconheço que posso está enganado e que posso depois rever minha posição, sem problema algum. 

Só um aviso aos que vão ler e discordar: apenas espero que mantenham o respeito nos comentários e em outras redes sociais para com minha pessoa.

Enfim, vamos lá. Vou colocar em tópicos pra ficar mais organizado o pensamento, pois algumas verdades precisam ser ditas: 

1-Não existe cena underground nacional do heavy metal cristão.

Esse pensamento não é exclusivamente meu. Já presenciei várias pessoas ligadas ao meio ou que não pertencem mais ao mesmo, falando isso. O que existe são apenas cenas (?) locais ou grupos de pessoas que se contam nos dedos em vários estados e cidades do nosso Brasil que ainda lutam pra manter de pé o que sobrou.

Também percebi que na verdade não há união geral entre os que dizem ser cristãos underground, apenas há pessoas ligadas a igrejas underground que fazem shows locais e alimentam as briguinhas entre bandas e tal. Nesse sentido não há um movimento de união total em prol de um grande coletivos de bandas e shows nacionais.

 

2- O que é o ser underground cristão? 

Ou essa galera não entendeu o que é o underground ou o conceito é totalmente diferente do sentido comum utilizado.

O alto índice de reacionarismo, moralismo de goela, idolatria política, conservadorismo dentro do cenário cristão, mostra que essa galera não entendeu que o  rock/heavy metal prega liberdade. Que existe ideias que historicamente dentro do heavy metal sempre foram alvos de críticas - é claro que o heavy metal continua ativo e se modificando - mas ver ideias de racismo, xenofobia, homofobia, defesa da violência contra o diferente, até flerte com nazismo e outras coisas absurdas dentro do dito metal cristão nas redes sociais feito por algumas pessoas (uma minoria diga-se de passagem), isso me causa nojo, vergonha e espanto, pois o Cristo e seus ensinamentos demonstrados nas sagradas escrituras destoam de tudo isso. 

3-A sua fé ou crença não pode ser imposta ou forçada goela abaixo nas outras pessoas 


A galera não entendeu que no underground você ter fé ou não, é um direito de todos. Todavia se você quer dar uma de pregador de metal, evangelista e fazer proselitismo, não será aceito tão facilmente. Têm galera que é cristã, e vai pra shows underground "seculares" só pra tentar "evangelizar" os infiéis e não para curtir e se divertir. 

Perceba, Não estou  dizendo que o cristão não deva evangelizar, mas essa ideia de evangelizar, de ser um "missionário" a todo custo, toda hora e não ter bom senso e sabedoria em determinados locais só afasta as pessoas. Reflitam sobre isso. Existe lugares e horas mais apropriadas.

4- Underground cristão e Underground eclesial são coisas distintas 

 Existe uma diferença entre o underground cristão e o underground eclesiástico ( bandas e movimentos ligados a igrejas). O primeiro ainda guardam resquícios da contracultura, do faça você mesmo, o segundo não tem quase nada de underground, são apenas pessoas de igrejas "alternativas e undergrounds" que fazem cultos e confundem com shows de metal e que são mais legalistas que a galera do evangelicalismo brasileiro na década de 1960 e 1970. 

Tudo que é secular, se proíbe. Essas pessoas, aprisionam e retiram a liberdade cristã, a questão da consciência dos cristãos, muitas das vezes pra controlar e mostrar poder, autoridade em sua comunidade e com isso se acharem superiores.

Agora entrando mais pra um lado pessoal ...

5- Não deixei de apoiar bandas cristãs

Confesso que faz uma década que eu não tenho a mesma paixão de somente ouvir e divulgar bandas cristãs. Quem me conhece, sabe disso. Inclusive, eu tinha (tenho? haha) um projeto de Speed Thrash de uma banda não cristã, apenas tocamos o heavy metal.

Hoje, ouço de tudo, dentro de bandas do rock/metal nacional e mundial. Inclusive minhas bandas favoritas são seculares, e dentro das cristãs no meu top 10, apenas Stryper (banda do coração) permanece. Contudo, bandas como o Narnia e Saint eu ainda ouço com bastante frequência.

Antes que me chamem de desviado, herege e coisas assim. Aviso: Permaneço com minha fé cristã, congregando e servindo numa comunidade local, dentro de uma igreja tradicional (Igreja Evangélica Luterana no Brasil) . 

Ainda sobre divulgação,  sempre que eu tiver vontade vou continuar meu hobbie nesse blog. Quem nos acompanha sabe que raramente divulgo novas bandas cristãs, uma vez ou outra coloco uma banda desconhecida ou novidades de alguma bandas que curto. Isso dá-se por alguns fatores: Não há tanto engajamento nas postagens por aqui... 

Atualmente apoio algumas bandas mais pela amizade e por ser fã, vide Templo de Fogo, Exortta e outras declaradamente cristãs.  

Outro fator que me desmotivou foi que o apoio que outrora era bem mais instigante, aqui e no Facebook, caiu demais. Hoje em dia publicar textos em blogs caiu no esquecimento, a moda é canal de youtuber, podcasts e afins. (In)felizmente não tenho a mesma paciência, tempo e até vontade pra fazer isso, mas continuarei acompanhando e apoiando canais que estão na luta. 

6- Não preciso de carteirinha de headbanger pra apoiar bandas e artistas 

Com relação ao apoio de bandas. Continuarei no apoio as bandas nacionais e internacionais que eu curto e sou fã. Independente se é cristã ou não. Irei pra shows, comprarei cd's, camisas e divulgarei sons e afins. Mas não faço parte de nenhuma cena cristã E nem de nenhuma outra cena.

Explico. Não me sinto representado totalmente com algumas atitudes de ambos. E sem contar que aqui na cidade não têm mais cena, nem cristã e a secular são bem intolerantes com cristãos. 

Enfim, sou apenas um cristão e  headbanger apaixonado pelo Rock e Heavy Metal, já passei metade da minha vida curtindo o bom e velho heavy metal e seus subgêneros e assim irei permanecer. 

7- Não sou um pregador dentro do Metal,  não imponho minha fé, isso é algo pessoal

Minha fé é algo pessoal e não tenho objetivo de ir pra shows ou de fazer uma cruzada contra o mal, com o objetivo de 'salvar' os "filhos de satã" e trazer pra igreja. Eu não sou salvador de ninguém. Respeito as crenças e a falta de crença de cada pessoas do meio. Vou viver minha fé e testemunhar onde eu estiver, sem precisar impor isso a ninguém. Apesar de muitos ainda acreditarem que os cristãos vulgo white metal vão pra shows para tentar os evangelizar a todo custo.

O ódio que muitos têm da religião institucionalizada, dos males que a Igreja e o cristianismo institucional causou os levar a generalizar todos os cristãos, colocando tudo como farinha do mesmo saco.

Também sei que onde moro, nunca serei aceito com um true headbanger, pois a intolerância religiosa ainda é grande pra muitos, eu brinco que mesmo que se eu abandonasse a fé, eles jamais me aceitariam rs, contudo isso não me rouba a famosa "carteirinha de headbanger" kkk 

Nessas mais de três décadas, já amadureci (e continuarei assim) pra saber viver e lidar com minhas identidades (isso  mesmo, no plural, não sou apenas headbanger, sou cristão luterano, professor, historiador, etc ...), que pra mim não são tão conflitantes assim

Toda repressão, perseguição e desprezo dos "donos do metal verdadeiro" não irá me impedir de comprar cd's e apoiar as bandas que eu gosto e me reconhecer enquanto um headbanger!

 Enfim, é só isso. Essa parte mais pessoal é uma confissão, ou desabafo? sei lá... talvez um pouco de ambos, todavia verdade precisam ser ditas. Agradeço a quem leu até aqui e qualquer coisa me sigam no twitter @Christ_under pra trocarmos umas ideias.



Nenhum comentário