Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

Série: Dicas de Livros Crstãos: O Grande Abismo - C.S. Lewis


Por Edy Marques


Primeiro livro lido do Ano. Em 2015 terminei minhas leituras com um livro do  C. S. Lewis, o " A Abolição do Homem" e em 2016, o primeiro livro lido do Ano foi também desse autor que tanto admiro.

Li em 1 dia "O Grande Abismo". Um Livro excepcional, de leitura super agradável.  Nesse livro, Lewis, utiliza-se de Alegorias e Fábulas, para no fim, nos ensinar uma lição/moral. Lewis ( escritor-narrador), conta uma aventura, onde o mesmo em um sonho, pega um ônibus e faz uma viagem atravessando o céu e o inferno.  Durante a viagem, encontra-se com seres sobrenaturais, onde nas cenas (purgatório)  acontecessem histórias e escolham de personagens, que nos leva a pensar e refletir sobre nossas escolhas na terra e suas consequências eternas.
Mais uma vez C.S. Lewis aborda de forma fantástica a realidade espiritual, do bem e o mal, através da ficção.

O livro é repleto de frases inspiradores que nos levam a refletir sobre nossas atitudes enquanto vivos aqui na terra. Durante o enredo do livro, alguns personagens "fantasmas" vão surgindo, com características marcantes, alguns personagens Egoístas, Mesquinhos, Incrédulos, os que se acham Sábio demais, Rancorosos, etc.  Que leva o leitor a se identificar com as atitudes dos mesmos, e repensar as nossas escolhas na terra e as consequências futuras em um sentido espiritual.

Outra coisa que Lewis, nos traz em seu livro, é o Amor de Deus em alguns personagens. O Ágape está presente de início ao fim em seu livro, impossível para um cristão ler este livro e não lembrar de algumas passagens bíblicas:  "Que [Deus] quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." (1 Timóteo 2:4). Por este motivo, C.S. Lewis, movido pelo amor derivado de Cristo, nos deixa bem reflexivos com relação as nossas escolhas e as consequências espirituais.

  Algumas frases que me marcaram bastante nesse livro:
"Se insistirmos em manter o Inferno (ou mesmo a Terra), não veremos o céu; se aceitarmos o  Céu, não conseguiremos reter nem mesmo a menor e mais íntima lembrança do inferno" p.16

" No final das contas , existem apenas dois tipos de pessoas: as que dizem a Deus: " Seja feita a  TUA vontade"; e aquelas que Deus diz: "Seja feita a sua vontade." p.88

O próprio escritor-narrador, no final do livro, se vê diante de uma cena, onde o mesmo deve escolher o seu futuro para a Eternidade.  Eis uma pequena citação: " A escolha dos caminhos está a sua frente. Não há nada restrito. Qualquer homem pode escolher a morte Eterna e os que fizeram essa opção  vão tê-la." p.143.
E aqui lembramos de alguns palavras do meu mestre Jesus Cristo: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." - Mateus 7:13,14.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3
(E algumas outras frases sobre a vida Eterna no livro de João: 3:16; 3:36; 6:47,68; etc)

Para não me estender mais, já que a resenha ficou um pouco extensa, rs. "O Grande Abismo", se tornou uns dos meus livros favoritos do C.S. Lewis, ao lado do " Cristianismo Puro e Simples" e " As crônicas de Nárnia".  Recomendo demais para os apreciadores de C.S. Lewis e para os que curtem uma leitura mais espiritual.

Nenhum comentário