Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

Dicas de Livros: A Abolição do homem- C.S. Lewis


 Por Edy Marques
Encerro minhas leituras em 2015… durante o ano todo, li 27 livros (a trancos e barrancos, pois, a situação não foi fácil este ano, rs). Li livros de conteúdos variados: Teologia, História, Política, Filosofia, Literatura e alguns HQs. Estou satisfeito, com minhas leituras, aprendi e me divertir bastante com os mesmos. Alguns livros fiz uma pequena resenha e postei aqui no meu facebook e no meu blog/page. Encerro a leitura do ano com" A Abolição do Homem".


Em suma, neste pequeno livro, C.S. Lewis trata da defesa dos valores universais e morais objetivos, comum a todos os homens, por exemplo: a caridade, o altruísmo, a bondade, o amor, etc. Tais valores que podem ser encontrados nas mais diversas culturas. Lewis destaca o perigo que traz, o questionamento dos valores morais objetivos, e ao aderimos o relativismo moral e a conquista da natureza (sem valores objetivos/racionalidade), o homem deixa de ser humano e torna-se um 'homem sem peito', pois ao abolir aos valores objetivos, não existirá mais humanidade e consequente o homem passará a ser abolido. Lewis nos desafia a não nos rendemos a coisas fúteis, e ao 'naturalismo' filosófico e relativismo que tem afetado/atormentado muito a nossa sociedade atual.

O autor faz uma boa crítica aos argumentos levantados pelos relativistas. Enfim,"A abolição do homem” é um livro de leitura complicada, indico para os que já conhecem um pouco do Argumento Moral (Apologética Cristã) e aos que desejam conhecer mais sobre o argumento moral. Não vou dizer que é um baita livro, esperava mais do mesmo, mas essa foi a primeira leitura, talvez eu mude de opinião sobre o mesmo.

2 comentários:

  1. Um ótimo texto sobre um livro fantástico.
    Cheguei até a escrever algo sobre ele em outra oportunidade: https://www.narnianoexistencialista.com/2019/08/voce-ja-leu-abolicao-do-homem-de-c-s.html
    Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Rilson. Eu ainda pretendo reler esse livro, talvez esse ano, hehe. Vou conferir a sua resenha também. Que o Deus trino te abençoe.

    ResponderExcluir