Como Ganahr Dinheiro Com Site Ou blog

Últimas Notícias

Não confunda dogmas humanos com doutrinas bíblicas: Tatuagem não é pecado

Olá, querido leitores e leitoras do nosso blog, antes de iniciar a leitura desse pequeno estudo, peço que nos siga no twitter e fiquem a vontade pra interagir conosco lá. Abraço, Deus abençoe a todos e boa leitura.  Segue o link do nosso perfil no twitter: https://twitter.com/christ_under



  Antes de iniciar a leitura, venho deixar bem claro que comentários desrespeitosos e ofensivos serão excluídos da postagem. Já veio gente aqui me condenar ao inferno, me chamar de herege, falso profeta e de maldito, etc. Você têm o direito de discordar do artigo, mas respeito é algo essencial. No mais, boa leitura.


Por Edy Marques [1]

Esse pequeno artigo foi feito para 'clarear' essa questão polêmica que muitos cristãos confundem bastante: usos e costumes de igrejas (instituições religiosas) e dogmas, com ordenanças bíblicas.

Seria a prática de fazer tatuagem um pecado? É possível perder a salvação (estágio final) por conta de uma tatuagem? Se você deseja saber as respostas, continue a leitura.

 Vamos ao assunto.

Muitos pastores e muitas igrejas condenam pessoas tatuadas ou condenam a prática da tatuagem feita por um cristão (já convertido) como se tal ato fosse pecado, e qual versículo ou base bíblica que os mesmos usam para apoiar tal ideia?  Eis o bendito verso, abaixo:


Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor." - Levítico 19:28

O que acontece é que essas pessoas fazem tal acusação sem estudar o plano de fundo, o contexto em qual o livro foi escrito. Um erro de hermenêutica básico e perigoso, pois, uma interpretação antibíblica pode causar mais confusão do que esclarecimento.

Para os que gostam de usar Levítico 19:28 e o não dareis golpes na vossa carne; e referir isso como uma tatuagem
Deixamos o seguinte recado: CUIDADO COM A EISEGESE.

Vamos de forma rápida abordar alguns pontos interessantes sobre o livro de Levítico e o versículo referido.

O Propósito do livro de Levítico:
Um manual para os sacerdotes e levitas, onde se especifica os seus deveres sacerdotais na adoração a Deus. É um guia de vida para diferenciar os JUDEUS, dos povos pagãos. [2]

Agora analisaremos o versículo:

"Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor." - Levítico 19:28

Aqui serve uma explicação simples:

Essa atitude era uma prática pagã que o povo 'não-judeu' fazia quando os seus parentes morriam. Eles golpeavam a carne como uma forma de adoração aos mortos.

Vale relembrar que todo o livro de Levítico e suas ordenanças, serviam de conselho para diferenciar o povo Judeu, dos 'pagãos'. O conselho de (Lv 19.28) indicava que era para eles (os Judeus), não praticarem tais atos.

Outro ponto que merece destaque: 
Há um princípio hermenêutico que diz:Texto fora do contexto, é pretexto para heresia. Ou seja, não podemos isolar um versículo bíblico, e a partir dele querer  formar um dogma ou algo do tipo, ou querer transformá-lo em um princípio universal, algo que era restrito de uma cultura particular. É exatamente o que muitos cristãos (talvez desavisados, ou por falta de conhecimento) fazem.

Devemos deixar a bíblia interpretar a si mesma. 
Vamos ler o versículo anterior deste capítulo 19 de Levítico.

O versículo diz justamente o seguinte:

"Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba." - Levítico 19:27.

Aqui eu deixo uma pergunta para sua reflexão, leitor(a):

É correto, querer viver apenas um versículo da bíblia e ignorar os outros? 
Se usamos o versículo 28 para dizer que devemos proibir uma 'suposta tatuagem', pois, seria pecado. Por que ignoramos o versículo 27 e não vivemos com a barba gigante e com o nosso cabelo cortado dessa forma?

Até aqui, creio que dá para perceber que os que usam (Lv 19.28) para condenar 'tatuagens' e ignoram os outros versículos, fazem uma eisegese (uma interpretação errônea das escrituras) e logo não merecem crédito.


Enfim, voltemos  ao livro de  Levítico:

Repetindo: O Livro de Levítico foi escrito para os judeus, e nós que somos cristãos, não vivemos mais nas leis judaicas, cerimoniais e civis, conforme nos alerta as escrituras (Atos 10:15,  Mc 7:18), pois, as mesmas foram abolidas para os cristãos.

Por que tais leis foram abolidas?

POIS CRISTO AS CUMPRIU (Mateus 5:17), MAS A LEI MORAL NÃO FOI ABOLIDA, ELA É ETERNA E É PRA TODOS OS HOMENS.

E aqui deixamos mais um recado para os que querem seguir a lei (Civil, Cerimonial, Mosaica):

"Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos." -Tiago 2:10

Também leiam Gálatas 2:16-19,Gálatas 3:10, Gálatas 5: 3-14, Hebreus capítulos 7 e 10

Qual o nosso dever como Cristão? Qual lei devemos seguir?


Devemos obedecer à lei moral de Cristo. Que em resumo (10 mandamentos) seria:
"Amarás ao teu Deus acima de todas as coisas e amar ao teu próximo com a si mesmo."

De uma forma simples, vou explicar sobre os três aspectos da lei de Deus.


1 - Lei Civil (NÃO se aplica aos dias de hoje e nem aos Cristãos)
2- Lei Cerimonial (NÃO se aplica aos dias de hoje e nem aos Cristãos)
3- Lei Moral (Se aplica a TODOS os Cristãos e Não-Cristãos)

Eu tenho tatuagem! Vou para o inferno por isso?

Ressaltamos também que para Deus não existe acepção de pessoas e nenhum legalismo pode te afastar do amor de Deus.

"Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." Gálatas 3:28

"Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. " - Colossenses 3:11


"Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para , todos os que o invocam." - Romanos 10:12.


Uma tatuagem pode te jogar no inferno? Não.  

Mas uma  vida deliberada em viver no pecado, e a incredulidade, pode te jogar no inferno. 
Caso você morra nesse estado, ou o nosso Rei Jesus, volte antes. 

Que fique claro:


Não confunda USOS E COSTUMES E DOGMAS de igrejas, com DOUTRINAS BÍBLICAS. Tatuagem NÃO É PECADO.

Para concluir, creio que com esse breve estudo percebemos que a tatuagem em si não é pecado. E que no fim de tudo o que deve ser pensado é: Qual o motivo que te leva a fazer uma tatuagem? Isso vai te afastar de Deus? Se sim, melhor não fazer. Do contrário, se não tira tua paz e você está em paz com Deus, com relação a esse assunto. Amém. 


Que Deus abençoe a TODOS. Fiquem na Paz de Cristo, Edy Marques.


[1] Cristão Luterano Confessional, Professor, Historiador e Estudante leigo de Teologia. 

[2] Fontes: Ver Comentário Champlin, Comentários Bíblicos da Bíblia Diário Viver, Comentário de Moody, Novo Comentário da Bíblia, Intervarsity Press (Leicester, Inglaterra)

Não se esqueça de nos seguir no twitter @Christ_under 


Curtam nossa página:
https://www.facebook.com/Cristianismounderground

100 comentários:

  1. Parabéns, somente isso entender esse trecho.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Parabéns irmão 🤝 hermenêutica-mente falando está uma maravilha seu poste.

      Excluir
    2. "Unknown" Obrigado por ler e comentar, fico feliz em ler seu comentário. Deus te abençoe

      Excluir
  3. Obrigado por comentarem pessoal . Atualizei a postagem hoje. E melhorei nos erros de português. Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  4. Josué O Batista...Parabéns pelo artigo...

    Eu fico revoltado, não consigo entender o propósito de um líder, seja pastor, seja lá quem for.
    Ninguém tem direito de tirar sua liberdade em Cristo. Apóstolo Paulo diz em colossenses.
    Alguns dos judeus estão de olho em sua liberdade, querendo tirar sua liberdade...
    Não posso tirar a liberdade do meu próximo, para satisfazer meu ego. Isso é egoísmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso corpo e templo e morada do espírito santo. Si mi fez segundo a sua imagem de presevar meu corpo sem mancha. Pós não vivo eu mais Cristo vive em . Tem muito cristã que precisar nascer do novo

      Excluir
    2. Qual capítulo e versículo que diz em colossenses por favor

      Excluir
    3. O corpo que ao pó retornará, com ou sem tatuagem se tornará pó.

      Excluir
  5. Tudo posso, mas nem tudo me convem. Se eu marcar o meu corpo( templo do Espirito Santo) com imagens de outros deuses, ou coisas tendo ja conhecido a Verdade,serei julgado por meus atos sim, ate pelo fato de ter provocado escandalo, porque está escrito, “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito Santo de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós é sagrado” (1 Coríntios 3,16 e 17 ) Bíblia Almeida.2 Timóteo 4:3
    Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades.
    1 Coríntios 11:19 Todavia, se faz necessário que haja divergências entre vós, para que os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.Peçam sabedoria e discernimento do Espirito de Deus,Ele falará ao vosso coração talvez não o que vc quer ouvir, mas a verdade do que Ele quer habitar em vc.Ele não condenará o q vc fez antes de conhece lo, mas vc prestará contas do que vc faz hj que tem a Palavra de Deus e oportunidade de ouvir Dele(Deus) pr´pio o que é melhor p vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou...muito bem 👏👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
    2. Faço minhas as suas palavras. Quem tem o Espírito Santo não contende por coisas que parecem óbvias.

      Excluir
    3. Belas palavras 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

      Excluir
    4. Parabéns melhor resposta, práticas pagas e pecado.

      Excluir
    5. Exatamente, a grande questão é que essa pratica surgil para homenagear os mortos e deuses pagãs, devemos observa quando Deus proibi tal pratica ele esta interferindo em uma cultura humana que não faz parte do seu reino, e ele estabelece de acordo com a sua vontade oque é mais adequado para que o seu nome seja glorificado em nossa vida.

      Excluir
    6. Esse texto que vc citou, se refere as nossas atitudes como cristão, o caráter de cristão .Tem pastores casados, traindo a esposa na rua e transando com outra. Chega domingo, prega a palavra de Deus na cara de pau , e usa terno e gravata e não usa tatuagem. Eu uso tatuagem e estou comportado e santificado em Deus. E mais fácil, gente desse tipo ser julgado e condenado ao inferno, do que eu com tatuagem. O caráter de Cristão e que importa. Aprenda a interpretar os textos bíblicos.

      Excluir
    7. Olá, Beatriz. Tudo na paz?

      VC DIZ:"Tudo posso, mas nem tudo me convem. Se eu marcar o meu corpo( templo do Espirito Santo) com imagens de outros deuses, ou coisas tendo ja conhecido a Verdade,serei julgado por meus atos sim, ate pelo fato de ter provocado escandalo, porque está escrito, “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito Santo de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós é sagrado” (1 Coríntios 3,16 e 17 ) Bíblia Almeida."

      Minha resposta: Sobre o fato de fazer tatuagem colocando imagens de outros deuses, concordo que para um cristão realmente não faz sentido, TODAVIA isso não prova pelo texto bíblico citado no estudo que tatuagem seja pecado. Segundo, destruir o templo do Espírito. Será que se entupir de besteira (massas, pasteis, coxinhas, pizzas, etc), comendo desregulamente, bebendo coca-cola e outros refrigerantes também não destrói o corpo? Mas para além disso, se você pegar o versículo em trata dessa questão do corpo ser templo do Espírito Santo, Paulo vai está falando sobre imoralidade sexual e sexo com prostitutas. Não tem nada a ver com tatuagem. Sobre o escândalo, basta você ler Romanos 14 até o final pra entender melhor essa questão.
      VC DIZ: 2 Timóteo 4:3
      Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades.

      Minha resposta:Espero que você não esteja me chamando de falso profeta ou mestre. Mas se for, também você há de prestas contas por isso, com o Justo Juiz.


      VC DIZ: "1 Coríntios 11:19 Todavia, se faz necessário que haja divergências entre vós, para que os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.Peçam sabedoria e discernimento do Espirito de Deus,Ele falará ao vosso coração talvez não o que vc quer ouvir, mas a verdade do que Ele quer habitar em vc. "

      Minha resposta: Se você chegou a ler todo o meu artigo e viu o último parágrafo, foi o que falei. Não tô dando ordem pra ninguém fazer, só mostrando teologicamente e biblicamente que o versículo usado para fazer propaganda contra tataugem, é um eisegese.

      VC DIZ: "Ele não condenará o q vc fez antes de conhece lo, mas vc prestará contas do que vc faz hj que tem a Palavra de Deus e oportunidade de ouvir Dele(Deus) pr´pio o que é melhor p vc."

      Minha resposta: Sim, todos vão de conta de suas palavras e atitudes para com Deus, mas não se esqueça que somos povos redimidos pelo Sangue precioso de Jesus e que ELE mesmo, mesmo sendo o Juíz, é o nosso Advogado.

      Excluir
    8. Glória a Deus. Faloua vdd o copo é templo do Espírito Santo Deus ele cobrará tudo que possamos está certo e errado. E em levítico 19:16-17 diz assim 16.Não vivam como difamadores no meio do povo.17.Não fiquem de braços cruzados quando a vida do seu próximo correr perigo. Eu sou o senhor glória a Deus. Hoje é difícil alguém ensina a palavra correta so podemos espera pelo espírito santo fazer isso, certo não é pecado fazer tatuagem mas nós ser vamos pintar onde é a morada do espírito Santo o templo dele habita, vai do pensamento e da contrita com Deus de cada um não devemos crinticar e coisa errada nem apoia pós o próprio Espírito Santo vai envergonha a pessoa que faz algum ou fala errado amém. Deus abençoe cada um que comento e enchar seus lares de muita saúde benção e principal a presença do rei Jesus.

      Excluir
    9. E mas Jesus diz não vim para abolir a lei de Moisés e sim para cumprila glória a Deus, ele não disse está cancelado tudo do passado que foi dito então vai dos entendimento de cada um, os que realmente se aprofundo mas na bíblia vai entende Glória a Deus eu não sei de nada quem sabe é o Espírito Santo se Deus. Enfim Deus abençoe o entendimento de cada um do modo de pensar pós se não for pecado a tatuagem Deus mesmo vai mandar o Espírito Santo avisar amém

      Excluir
    10. E uma coisa eu corcodo que Deus ele amar de qualquer modo, os filhos dele, ele não deixar em qualquer modo de perca amém. Isso vc falou a vdd, Jesus ele te ama e se vc por acaso tiver falado da carne o próprio Deus vai falar com você não o homem amém

      Excluir
    11. Desculpe, mas sua citação nada tem a ver com tatuagem em si. Destruir o "templo" do Espírito Santo são as práticas pecaminosas reiteradas que causam tristeza suficiente a que ele te abandone. Em salmos 51, 10/11 o salmista solicitava que Deus criasse nele um espirito reto e que não lançasse ele para fora de sua presença, retirando dele o espirito santo de Deus. Criar um espirito reto significa criar um espirito limpo, livre do pecado, ate porque davi era extremamente pecador, mas era um homem segundo o coração de deus. O pecado não está na tatuagem, mas no tema da tatuagem, pecado está em tatuar homenagem aos mortos, o tema do versículo, pois esta era uma prática da época que Deus mandava ao povo judeu não fazer, está em tatuar um demonio, ou qualquer tipo de obra condenada por Deus. Mas não há condenação na tatuagem em si e sim nos temas para ao quê ela se refere, para quem ela está prestando culto. Estude o livro de cronicas e verá que todo templo levantado a Deus era feito e ornamentado com ouro, prata, pedras pedras preciosas, até mesmo com estatuas de serafins e querubins. Portanto, de matheus para frente, a destruição do templo se refere as praticas pecaminosas, as quais voce não abandona,

      Excluir
    12. É isso aí!👏🏻👏🏻💡

      Excluir
  6. Respostas
    1. Ainda não respondeu Levítico 19:27, somente comentou v.28.
      Defender os erros que agradam as nossas cuncupiscêcia, é muito fácil, o que é do espírito nos irrita. Que pena!

      Excluir
    2. Olá Anonônimo/Uknow. Obrigado por comentar minha postagem.
      Você disse: "Ainda não respondeu Levítico 19:27, somente comentou v.28."

      Mas eu acredito que você passou despercebido ou não leu com atenção o texto, principalmente nessa parte:

      "O Propósito do livro de Levítico:
      Um manual para os sacerdotes e levitas, onde se especifica os seus deveres sacerdotais na adoração a Deus. É um guia de vida para diferenciar os JUDEUS, dos povos pagãos.

      Agora analisaremos o versículo:

      "Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor." - Levítico 19:28

      Aqui serve uma explicação simples:

      Essa atitude era uma prática pagã que o povo 'não-judeu' fazia quando os seus parentes morriam. Eles golpeavam a carne como uma forma de adoração aos mortos.

      Vale relembrar que todo o livro de Levítico e suas ordenanças, serviam de conselho para diferenciar o povo Judeu, dos 'pagãos'. O conselho de (Lv 19.28) indicava que era para eles (os Judeus), não praticarem tais atos."

      Eu acredito que o texto é bem claro nos argumentos. Mas não sou responsável por sua leitura ou atenção .

      Depois você disse:
      "Defender os erros que agradam as nossas cuncupiscêcia, é muito fácil, o que é do espírito nos irrita. Que pena! "
      Quando não temos resposta, sábias e Expiradas por Deus, nós dissemos, esta pergunta não sou capaz de responder. Porque a pergunta não está direcionada somente a uma pessoa. Perdão a vós, se bem se sentiram mal por ter colocado a minha pergunta, não estava direcionado a voces, perdão.

      Tranquilo, meu caro. Estou em Cristo onde não há mais nenhuma condenação e nada pode me separar do amor de Deus (Romanos 8). Abraço. Deus te abençoe.

      Excluir
    3. Só pecado pode separa do AMOR de DEUS .continue firmi.

      Excluir
    4. Verdade, Mônica. Mas temos que ter cuidado para não dizer e colocar algo como pecado, quando Deus nunca falou que determinada coisa/ato seria ou é um pecado.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  7. Quando não temos resposta, sábias e Expiradas por Deus, nós dissemos, esta pergunta não sou capaz de responder. Porque a pergunta não está direcionada somente a uma pessoa. Perdão a vós, se bem se sentiram mal por ter colocado a minha pergunta, não estava direcionado a voces, perdão.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Fato. Ainda assim, temos um advogado: Jesus Cristo, o próprio Deus.

      Excluir
  9. Eu agradeço seu artigo. Objetivo, esclarecedor e ao mesmo tempo completo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, PsiClauFloral. Se possível divulguem para seus amigos e amigas. Deus te abençoe, abraço.

      Excluir
  10. 15 Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.

    16 Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.

    17 O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.1 João 2

    ResponderExcluir
  11. Só não achei nada relacionado, texto, documentário ou qualquer coisa que fundamente a parte dos "não judeus golpearem a própria carne como forma de homenagiar seus mortos".... Mas muito interessante este artigo. Se o autor conhecer algum livro, texto bíblico que refere- se a este ponto ficaria grato em le-lo.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Cristiano. Obrigado por ler e comentar o artigo. O estudo foi baseado em alguns comentários bíblicos. Vou te indicar alguns, aí você pode conferir. Comentário Champlin, Comentários Bíblicos da Bíblia Diário Viver, Comentário de Moody, NOVO COMENTÁRIO DA BÍBLIA, Intervarsity Press (Leicester, Inglaterra) entre outros comentários que encontrei no aplicativo e-sword ou mysword/myBible.

    ResponderExcluir
  13. Olá 😀 você teria Instagram ?’

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana. Tenho sim, é só procurar por @edyxmarques. Se identifica lá se for me seguir :) Deus te abençoe

      Excluir
  14. Tudo posso, mas nem tudo me convem. Se eu marcar o meu corpo( templo do Espirito Santo) com imagens de outros deuses, ou coisas tendo ja conhecido a Verdade,serei julgado por meus atos sim, ate pelo fato de ter provocado escandalo, porque está escrito, “Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito Santo de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós é sagrado” (1 Coríntios 3,16 e 17 ) Bíblia Almeida.2 Timóteo 4:3
    Porquanto, chegará o tempo em que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades.
    1 Coríntios 11:19 Todavia, se faz necessário que haja divergências entre vós, para que os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio.Peçam sabedoria e discernimento do Espirito de Deus,Ele falará ao vosso coração talvez não o que vc quer ouvir, mas a verdade do que Ele quer habitar em vc.Ele não condenará o q vc fez antes de conhece lo, mas vc prestará contas do que vc faz hj que tem a Palavra de Deus e oportunidade de ouvir Dele(Deus) pr´pio o que é melhor p vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido irmão anônimo. Obrigado por ler e comentar.
      Você argumenta sobre marcar o corpo (templo do Espírito Santo) com imagens de outros deuses e que depois de ter conhecido a verdade será julgado por provocar escândalo. E usa o argumento de (I coríntios 3, 2 Timotéo 4:3 e 1 Coríntios 11:19)
      Deixa eu te fazer algumas perguntas:
      Fazer uma tatuagem é destruição do corpo/templo do Espírito Santo? Seguindo sua lógica, vamos dizer que sim. Ai me surge outras questões nessa mesma linha de raciocínio.
      Então ser obeso (não por questão genética ou doenças, mas por comer descontroladamente e se alimentar de maneira errada), comer comidas destrutivas que entopem as veias, que prejudica o coração, causa um mal colesterol e todos os tipos de doenças tbm , seguindo essa mesma lógica, destruiria o templo do Espírito. Concorda?

      Aliás, continuando seguindo o seu raciocínio, uma vida de sedentarismo tbm afeta o corpo/templo do Espírito Santo!? E com relação as bebidas, citando de beber/encher de refrigerantes tbm é muito ruim para o templo do Espírito, o exemplo da famosa coca-cola que talvez vc tanto ame (?), ela realmente ou qualquer outro refrigerante faz mal a saúde/corpo/templo do Espírito Santo ... Você então se preocupa com isso ou apenas com as tatuagens dos outros?

      Então veja que seu argumento é muito falho e complicado.

      Você também argumenta fazendo a eisegese que eu alertei no texto, só que agora com outro versículo, usa um versículo ao seu bel prazer pra condenar os outros ... que triste.
      Sobre fazer tatuagem usando imagens de outros deuses, qual o sentido nisso o cristão fazer isso? E se por acaso, já que foi postei no meu texto que tatuagem não é pecado, e se ele fizesse uma tatuagem com um versículo bíblico ou algo relacionado a fé cristã?! Seria pecado pra vc?
      Outra coisa, pra finalizar, não sei se você parou pra pensar no argumento e hermenêutica do texto. Os versos em Levítico não falam em tatuagens, isso foi muito claro.
      E que Deus não vai condenar ninguém ao inferno por conta de tatuagem, pois Deus não faz acepção de pessoas e olha para o coração, mas exclusivamente por rejeitar a oferta do Evangelho, quem não crê já está condenado (João: 3:36). Enfim, Deus te abençoe.

      Excluir
  15. Lembro que, quem tinha tatuagens na igreja, eram pessoas que tinha acabado de aceitar a Jesus. Hoje, os próprios cristãos fazem tatuagens.
    Precisamos fazer a diferença! Foi pra isso que Deus nós chamou. Não nos conformar com este mundo e não amar o que há nele! Onde tudo é bom, tudo é permitido!Nada faz mal! É normal! E Deus nos chamou pra ser diferentes, por dentro e por fora! Pois com nOsso corpo devemos glorificar a ele!

    Será que estamos fazendo realmente a diferença, com nossos atos e maneiras de viver?
    Si chega um estrangeiro em qualquer lugar do mundo, é percebido de cara, a diferença de usos e costumes...nós somos cidadãos dos céus! O que tem nos diferenciado desse mundo?
    Precisamos nos aculturar com o reino dos céus!

    ResponderExcluir
  16. Bem protizou paulo acerca dos tais que nos últimos dias surgiriam falsos mestres que amotoariam para si falsos ensinos para adaptar o Evangelho para continuar pecando.


    Quer pecar? Peque a vontade.
    Mais não ensine os pequeninos a pecar por que Deus Vai cobrar.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada pela matéria sou atacada nas redes sociais sempre por ter tatuagens e as pessoas usa esse versículo, obrigada por me ajudar a ter paz sobre isso. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla Barcellos. Amém. Muito obrigado por ler e pelo seu comentário.
      Que a paz de Cristo seja o árbitro no seu coração. Deus te abençoe.

      Excluir
  18. A Graça é a Paz do Senhor Jesus O Cristo.
    Muito bom a explicação é acho que dependendo da tatuagem e tamanho não há importância só lembrando que somos templo e morada do Espírito Santo e se Ele habita em nós, se perguntasse a Ele o que Ele acharia sobre será qua a resposta dEle?
    Bem devemos tbm ter o cuidado pq senão devemos levar em conta as leis e mandamentos então a questão do envolvimento sexual nos versículos anteriores não valem mais? Devemos sim estudar e deixar a exege falar ao nossos corações sao questões muitos delicadas pois até hj tem cristãos divididos em comer ou não sangue. Maia muito bom a provocação sobre o assunto

    ResponderExcluir
  19. Olá, Unknown, obrigado por ler e comentar.

    Sobre sua primeira afirmação:
    "acho que dependendo da tatuagem e tamanho não há importância só lembrando que somos templo e morada do Espírito Santo e se Ele habita em nós, se perguntasse a Ele o que Ele acharia sobre será qua a resposta dEle?"
    Como eu falei no final do artigo, fazer ou não fazer é algo muito pessoal, mas a bíblia que é o nosso guia que define o que é pecado e o que não é, não afirma que fazer tatuagem seja pecado ou quem não seja. Então, vai da consciência de liberdade cristã de cada um.

    Na segunda afirmação você diz:

    "Bem devemos tbm ter o cuidado pq senão devemos levar em conta as leis e mandamentos então a questão do envolvimento sexual nos versículos anteriores não valem mais? "

    A pergunta que te faço é o envolvimento sexual ( vc fala sobre o que especificamente? Homossexualismo, bestialismo?) é uma lei civil, cerimonial ou moral?
    Respondo que as questões sexuais está dentro da lei moral e que o Novo Testamento reafirma que é pecado.
    Já com relação a comer carne ou não, indico a leitura de Romanos 14.
    Enfim, muito obrigado por comentar e que bom que gostou do estudo. Deus te abençoe, irmão.

    ResponderExcluir
  20. Porque então ñ seguir toda a lei, ao invés de ficar achando diculpa para o erro, apontando o erro dos outros. Levítico é parte da palavra de Deus. So ñ se deve fazer mais o que na palavra já se foi cumprido, o restante deve ser ainda respeitado. Se te incómoda o que pensão, pra vc vir aqui fazer esse artigo, pode ser que vc esteja lutando contra a voz do espirito santo, escuteo e Jeová lhe mostrarar a sua vontade amém, paz e fique com o Pai.

    ResponderExcluir
  21. A Internet ainda é melhor do que a TV aberta, pois vocês podem escolher o conteúdo. Contudo, aqui é um terreno sem governança, e se você não souber o mínimo sobre o que está buscando vai cair em desinformação, inevitavelmente. Este artigo não tem aspectos doutrinários. Primeiro, porque insulta Cristãos, como em uma discussão político-ideológica. Depois, o autor usa as mesmas técnicas das quais acusa seus "interlocutores" de praticar: a citação pontual de versículos. No caso particular soa ainda mais estranho por que disserta apenas sobre parte do versículo, desprezando a parte mais literal que trata sobre "tatuagens": "[...] nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor"... Se a sua intenção é transmitir alguma orientação teológica, vai precisar se dedicar mais aos estudos, e antes de iniciar peça orientação e discernimento do Espírito Santo... Do contrário, você está apenas propagando uma eresia, e estimulando o pecado, baseado em uma distorção dos textos sagrados... Ou, o que seria pior, talvez você esteja simplesmente tentando fundar sua própria religião, uma que atenda sua vontade de fazer tatuagem. Porém, para isso, você precisaria criar seu próprio livro sagrado, com suas próprias instruções e ordenanças... Reitero, peça sempre Orientação Divina antes de iniciar seus estudos.

    ResponderExcluir
  22. Respeito quem faz tatuagem! Não tenho nenhum preconceito! Minha irmã tem tatuagem! Mas Levítico é bem claro, não façam nenhuma marca em seu corpo e ponto final. Marca (é qualquer tipo de desenho ou corte) é cristalino! Não importa a intenção! Mas eu creio que nosso Deus é misericordioso e através de sua palavra alcançamos a graça! E se você tem uma tatuagem, não faça disso um vício, pare agora e não faça nenhuma mais. Grande abraco á todos!

    ResponderExcluir
  23. quantas besteiras em relação as tatuagens. onde ja se viu um servo de Deus sair se marcando todo por aí ? é muita besteira junta.
    pode-se sim se tatuar, mas se o individuo conhecer a verdade, a verdade deve libertar esse individuo, desde de que ele queira se libertar.
    um corpo todo marcado com tatuagens, lógicamente esse corpo está sendo marginalizado pela polícia, e pela sociedade. o nosso corpo é templo do Espírito Santo e não templo de satanás. satanás é que sai por aí marcando as pessoas.
    geralmente a polícia conhece um miliante pelas marcas que ele carrega no corpo, ou seja, as tatuagens em seu corpo. não é errado um servo de Deus ter tatuagens em seu corpo em que tenha feito antes de ele se converter, mas sim, ele fazer as tatuagens depois de se converter a Cristo, pois jesus Cristo não leva em conta o tempo da ignorância.

    deixo aqui um link em relação a tatuagem de um conhecimento totalmente à esse.

    https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/gostaria-de-saber-em-qual-livro-da-biblia-fala-sobre-a-tatuagem/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa resposta,a todos os cristãos q conlhece a verdade e se deixa ser guiado pelo Espírito Santo de DEUS pois ele guia somente os q se deixa ser guiado. Deixo essas palavras faça um propósito ore,jejum leia a palavra vigiem e peça direção do PAI ele mesmo vai mostra o caminho certo s/dúvidas tenham experiências c/PAI. PAZ do senhor A todos🙌

      Excluir
  24. sem palavras; vou usar pra explicar a minha mae(pra ela deixar eu fazer ksks)

    ResponderExcluir
  25. entrei nessa questão pra alertar as pessoas, à não sair por aí se tatuando que nem bandido ou coisa parecida. Um servo de Deus, que se coloca como servo, tem que dá um bom exemplo de mudanças em si próprio, ja que nosso corpo é templo do Espírito Santo. O servo de Deus pode até ter tatuagens, mas so se for as que ele ja tinha antes de fazer aliança com o Senhor Jesus Cristo, ja que Deus não leva em conta o tempo da ignorância do homem.
    Devemos pregar a verdade, dôa à quem doê, pois todos iremos prestar conta de nossas ações no tribunal de Cristo diante dele


    Fique na paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sansão, Tudo na paz?
      A sua fala é problemática:
      "entrei nessa questão pra alertar as pessoas, à não sair por aí se tatuando que nem bandido ou coisa parecida."
      Você tá afirmando que tatuagem é coisa de bandido? Que preconceito meu irmão. Repense suas falas.
      Conheço muitas pessoas que são tatuadas e são servos de Deus e continuam fazendo tatuagem. O que salva uma pessoa é a fé em Cristo e não as obras (fazer ou não tatuagem). E sobre a questão do corpo ser templo do Espírito Santo (eu concordo tá na bíblia). Mas o contexto do versículo que fala sobre isso, não tem nada a ver com tatuagem, está falando sobre imoralidade sexual.

      Além do mais, se você for usar o argumento de que a tatuagem prejudica o Templo do Espírito, o que você me diz sobre gulas, bebidas que causam mal a saúde ( refrigerantes), sedentarismo que causa mal a saúde,modificação corporal e cirurgias para 'melhorar' as estéticas?

      Você percebe que seu argumento é falho e sem sentido. No mais, fica o que eu falei no final do artigo, vai da consciência de cada um. Abraço

      Excluir
    2. NA PAZ.
      Eu não falei que tatuagem é coisa de bandido. Falei coisa de bandido ou coisa parecida. Coisa parecida é que faz a diferença se é ou não é bandido.

      vc conhece muitas pessoas que são tatuadas e são servos de Deus, eu também conheço.
      Agora se continuam a fazerem tatuagem em seus corpos, eu não conheço.
      se existem essas pessoas, que se dizem servos de Deus e continuam a se marcar com tatuagens, esses não são servos de Deus. Servos de Deus, até o diabo se diz que é, pra tentar enganar os que são realmente servos de Deus.
      lembro da missão de jesus. Jesus escolheu doze homens pro seu ministério, e dois deles eram diferentes.
      Um era ladrão e se perdeu.
      o outro foi usado por satanás, quando repreendeu a Jesus e depois chegou a negar à Cristo três vezes, esse era pedro. tinha muitos defeitos, chegou até cortar a orelha de um. Graças à Jesus, se converteu, que é o que faltas à aqueles que se dizem servos de Deus e continuam a se marcar todo. esses tem que se converter realmente a Cristo para que não sejam condenado no tribunal de Cristo. Nosso corpo é templo do Espírito Santo e devemos zelar por esse corpo. Não sair por aí com ele se marcando todo, se prostituindo, se deitando homem com homem e mulher com mulher e outras coisa más. pergunte à esses, se eles tem fé em Jesus? se eles creem em Jesus ? eles vão responder que tem.
      vc disse que é a fé que salva, e não as obras.Tiago diz...que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
      Esses que vc diz que são servos de Deus e continuam a se marcarem todo, tem que se converterem.

      vc diz . . . vai da consciência de cada um. . . vc defende a tatuagem e fala isso pro tatuado ?
      complicado suas palavras né ? palavras contradizentes.


      meu irmão. . . pregue a verdade, dôa a quem doê, mas pregue a verdade.
      agrade a Deus e não ao homem.

      fique na paz.



      Excluir
    3. "se existem essas pessoas, que se dizem servos de Deus e continuam a se marcar com tatuagens, esses não são servos de Deus." Realmente, você continuam afirmando que tatuagem é pecado e que pessoas que se tatuam depois de cristãos não são servos de Deus. Triste isso, também postei no artigo que Deus não faz acepção de pessoas e que está preocupando com a fé (que é dom de Deus) e o pecado que afasta o homem de Deus é a incredulidade. Conheço vários cristãos que fazem tatuagem e continuam firme na fé. Mas esse papel de julgar os outros, que é de Deus, você que tá usando ai, boa sorte.
      No mais, não existe confusão entre fé e obras, não existe confusão entre Paulo e Tiago. Você deveria fazer uma leitura bem mais exegética da bíblia, Sansão.

      Enfim, não vou me prolongar. Deus te abençoe e guie sua consciência.

      Excluir
  26. Não devemos confundir “Ordenanças da Lei” com “Princípios Bíblicos Espirituais, Morais e Sociais”. Não fazer cortes nos corpos em homenagem aos ancestrais mortos e não imprimir marca (tatuagem) na pele não são “Ordenanças da Lei”, mas “Princípios Espirituais”, e estes princípios do Antigo Testamento não perdem sua validade no Novo Testamento, princípios Bíblicos são imutáveis. Nunca digamos sim, onde Deus tem dito não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras pastor.
      infelizmente o homem não quer aceitar o não de Deus.

      Excluir
  27. É muito simples... O Espírito Santo, se Ele verdadeiramente habita em vós, Ele testifica. Quem conhece a Palavra de Deus e tem intimidade com Ele vai saber aquilo que agrada ou desagrada a Ele.

    ResponderExcluir
  28. Estava procurando orientações a respeito do tema, apesar de ter minhas próprias, para poder pensar junto com outros irmãos sobre o assunto. Achei perfeita a abordagem, porém, enquanto cristãos acredito que qqer escolhas que façamos na vida privada tem influência direta no corpo da igreja, caso contrário não haveria diferença entre vida secular e religiosa. A bíblia no novo testamento para além de todos os ensinamentos mencionados com propriedade, também expõe em 1 Coríntios orientações de como devemos agir enquanto corpo de Cristo.
    "Não pensem só em si mesmos. Procurem pensar no seu semelhante também e no que é melhor para ele... Portanto, não sejam motivo de tropeço para ninguém, quer sejam eles judeus, gentios ou a igreja de Deus."
    1 Coríntios 10:24‭, ‬32 NBV-P
    Que Deus em Cristo Jesus nos esclareça para que possamos resistir as investidas que sofremos e nos discernimento em amor para observarmos sua palavra até aquele dia.🙏

    ResponderExcluir
  29. Obrigado por comentar Kely Bispo. Sim, a questão do escândalo e de pensar no corpo de Cristo, é muito importante. Todavia, pelo texto bíblico fica claro que tatuagem não é pecado, conheço várias pessoas que têm e são servo(a)s de Deus, mas como eu falei no final, ai fazer ou não fazer, vai de cada um, de sua consciência e de sua fé. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  30. A paz do Senhor a todos, Sou evangélico, tenho 35 anos, há dias fiz duas tatuagens, uma com o nome do meu filho, e a outra uma coroa e uma escrita pai e mãe, antes de fazer fiz várias pesquisas com pastores renomeados, e nenhum deles teve respaldo bíblico e condenou a prática, e na minha vida espiritual não mudou absolutamente nada, estou a cada dia mais apaixonado por Jesus, e vou fazer um leão representando o Leão de Judá, com uma escrita Jesus, fiz tudo com ordem e descência, orei, e continuo seguindo firme e feliz com Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, meu irmão. Obrigado por ler e comentar e pela educação e respeito em seu comentário. Tenho certeza que pela paz em seu coração e pela sua fé demonstrada, que você não pecou. Continue firme em Jesus. Muito legal fazer tatuagem com significados bons pra vc e que representam sua fé.

      Excluir
  31. Só para ressaltar algo, estando focados em condenar a tatuagem, que em momento algum a bíblia cita tal nome, e mais, pastores, teólogos donos da verdade que tem vindo aqui condenar, estão esquecendo da palavra adoração, pelo menos as minhas eu fiz por uma simples homenagem, não em forma de adoração, adorar somente ao meu Jesus, e para terminar, estão esquecendo dos versículos anteriores, como cabelo, barba, comidas, pecados, muitas coisas que envolve principalmente o velho testamento, irmãos francamente, o mundo cheio de maldades, as vésperas da volta de Cristo, um monte de almas para ganhar para Jesus, e estamos aqui definido questões que pouco importa para Deus, vamos falar da palavra e di amor de Deus, e ganhar almas para Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, meu caro irmão. Já veio nesse artigo vários pastores e pessoas, me condenarem, dizer que estou distorcendo a palavra de Deus, me chamando de falso profeta, maldito, herege, dizendo que estou levando pessoas ao inferno. Deus, sabe do meu coração e eu conheço muito bem o meu advogado, mas muitos quando não conseguem refutar ou coisa assim, partem para a agressão, lamentável ver isso vindo de um Cristão. No mais, esse ponto da adoração, realmente também é muito importante. Você percebe ai nos comentários que alguns pastores estão esquecendo dos versículos anteriores e todo o contexto do livro e do capítulo. Eu coloquei esse estudo com muita referências bíblicas e acredito que fielmente quem ler e meditar nos versos relatados nesse artigo, talvez chegará a mesma conclusão que eu. Deus te abençoe.

      Excluir
  32. Caraca eu sabia, show isso sim é estudo baseado em palavras, tudo se cabe de acordo com a palavra de Deus. Outros falam do corte de cabelo ou a o pintar que também são outras formas que as pessoas falam que é pecado, sendo que é baseado em romanos.
    Muitos béns pela bela explicação foi show, tiro a minha grande dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler e comentar, meu irmão. Amém. Fico feliz em saber que esse estudo te abençoou de alguma forma. Abraço.

      Excluir
  33. vender ou consumir drogas, como maconha, kocaina, klak, e outros entorpecentes, é pecado ?

    eu posso vender esses entorpecentes ?

    eu posso consumir ?
    o que a bíblia fala sobre isso ?

    ResponderExcluir

  34. A paz do Senhor irmão Edy Marque, achei interessante o seu artigo e algumas coisas muito relevante;
    Bom eu não tenho problema de me identificar; Sou pastor Edilson à mais de 12 anos.
    Querido o intuito de eu comentar aqui no seu artigo é me posicionar acerca de sua postagem , repito que é muito interessante;
    Bom quando analisamos o contexto de Lv 19:28 Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.
    Observamos que você explicou muito bem esse contexto, mas o que eu não posso concordar, é que esse conselho do Senhor ,nós não podemos aplicar para a nossa vida como Cristã;
    Bom em primeiro lugar que esse costume , era para homenagear os mortos, e nós vemos que o próprio Jesus disse: Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele todos vivem. Lc 20:38
    Em Segundo Lugar é que Paulo diz na sua primeira carta aos Coríntios 10:31 - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.
    A pergunta é quando eu faço tatuagem é para a Glória do Senhor? Qual seria o intuito dessa tatuagem?
    Você escreveu que essa instrução do Senhor, era para os Judeus e Sacerdote e levitas, para diferencia-los dos pagãos.
    Mas o povo de Israel ficou 430 anos no Egito absorvendo costumes dos Egípcios, isso é tão verdade em Êxodo capitulo 32 , quando Arão fundiu o Bezerro de Ouro o mesmo disse: 'Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito';
    Bom esse deus que fundiram era o deus Ápis (Hapi-ankh), era um touro negro que tinha um triangulo branco na testa "o deus da fertilidade e da força que os egípcios acreditavam e adoravam;
    O ponto aqui é quando o Senhor YHWH tirou o povo do Egito para caminhar no deserto , Deus queria fazer dessa Nação uma nação Santa esse é ponto. Lv 19: 1-2 "Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.
    Quando Você escreveu que essa instrução do Senhor, era para os Judeus e Sacerdote e levitas, para diferencia-los dos pagãos, você esqueceu de dizer que essa instrução é para nós também , porque baseado no que está escrito I Pedro 2:9 que diz: Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Então somos sacerdotes através de Jesus, segundo a ordem de Melquizedeque em Hebreus 5:10 e o mesmos Pedro na sua Primeira carta capitulo de 1:15-16 diz:Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
    Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
    Então querido irmão Edy Marque ,fazer tatuagem no corpo segundo aquilo que eu vejo na bíblia é Pecado.
    Abraço meu irmão a paz do Senhor e Deus te Abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Confontados Pela Palavra. Obrigado por ler e comentar e pela sua educação, por isso o seu comentário foi aceito. É interessante os pontos que você coloca, o problema é que como eu disse, como você defende que não devemos fazer tatuagem, o que você falar de não comer carnes, os cortes de cabelo e o não corta da barba? Isso se aplica aos cristãos? Se sim, então temos muitos CRISTÃOS (NÃO OS JUDEUS) errados e pecando por isso também ...
      Contudo, de uma maneira geral, se você parar para meditar sobre as lei civil, cerimonial e a lei moral, e ler com calma os outros versículos que apontei na qual apenas a lei moral se aplica a todos os homens, você verá que o meu argumento faz todo sentido.
      No mais, obrigado por comentar. Deus te abençoe irmão.

      Excluir
  35. Olá paz boa noite. Sugiro vc se separar em oração e jejum só vc e Deus, e vc buscar dele a resposta sobre tatuagem como fiz. O jejum e oração e a firmar de vc se separar e estar somente na presença dele por um tempo e ter resposta de quem não erra não tem interferência de homem. Pq quando. Pq quando me afastei da presença de Deus, fiz dias tatuagens. Quando voltei e reconheceu meus primeiros passos, e por sempre gostar de tirar minhas dúvidas com Deus e não com pastores que erra como eu, busquei em oração no meu quarto perguntei ao pai se podia ou não, pq uns cristãos diziam que não podia e outros diziam que não tinha nada haver.
    E Deus me levou a origem da tatuagem, e pra qual motivo ela foi usada, e sim a resposta é: não convém a um cristão marcar seu corpo com tatuagem. E sua postagem vai levar muitas pessoas que já tem esse desejo mas reluta em não fazer pelo evangelho a fazer. E vc poderá ser cobrado naquele dia por ter sido instrumento levando outras pessoas a errarem. Não vim aqui brigar com vc, busque a Deus pra ele te responder, pq se ele falou comigo com vc não será diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria. Obrigado por seu comentário. Se na sua experiência você chegou a essa conclusão de não fazer e está em paz com Deus. Amém.
      Contudo, releia o meu texto, principalmente os últimos parágrafos, tenha cuidado para não colocar palavras que eu não usei no texto, isso tbm é pecado. Deus te abençoe.

      Excluir


  36. Paz do senhor irmão conforme já exclarecido pelo nosso irmã Edy Marques e aplicado sua elucidação quero me posionar sobre o assunto em questão .Eu acredito que este texto fala contra o uso de tatuagens , ou qualquer outra prática que nos identifique com algum tipo de paganismo, idolatria, imoralidade ou tribo anticristã pois a exege aponta isto porém não podemos aplicar este texto contra a pratica da tatuagem de nossos dias, pois os tempos passaram e a conotação mudou, não estou insentivando a ninguém fazer , hoje a grande maioria daqueles que se tatuam não o fazem por motivos espirituais ou religiosos, mas meramente estético/ decorativo (assim como a maioria das mulheres furam suas orelhas e usam brincos). sendo assim, esta prática acaba enquadrando-se dentro daquelas questões relacionadas à liberdade cristã , descrito em . (Rm 14 e 1Cor 6:12).Usando os princípios destes dois textos, devemos orientar o cristão que considera fazer uma tatuagem, a fazer a seguinte autoavaliação:
    Será que esta tatuagem irá glorificar o Senhor Jesus,( Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1ª Coríntios 10.31).A pergunta então é :
    Será que esta tatuagem irá edificar os meus irmãos? Será que ela não irá entristecer ou escandalizar meus pais ou irmãos mais fracos na fé pois estes existem em nosso meio. Tenho plena convicção em minha consciência de que isto agrada a Deus? (leia versos 22-23).
    Os meios de comunicação não ensinam nossos membros a pensar. Nossa cultura promove o princípio da ética inconsequente, que diz: Siga o seu coração! Faça o que der na sua cabeça! Por isso, cabe aos pastores seguir o exemplo do Mestre que desafiava as pessoas a parar, observar, considerar e decidir (Mateus 6:25-32). A Bíblia diz que devemos viver com sabedoria (Pv 24:3). Por isso, precisamos ajudar aqueles que estão considerando fazer uma tatuagem a parar e pensar no seguinte: O que será que o bom senso e os fatos dizem a respeito desta prática?
    Independente do tempo e cultura a palavra de Deus têm seus princípios eternos .
    Quando o eterno proibiu adoração a ídolos não foi somente as estatuetas estava incluso a todo tipo de idolatria que o homem nos primórdios ou em nosso tempo presente ocupasse o lugar de Deus .
    Entendo que toda e qualquer forma de marca , que fere princípios bíblicos é pecado ainda que não esteja registrado visível ente apontando (é pecado ).

    ResponderExcluir
  37. Respostas
    1. Que bom que gostou. Obrigado por ler e comentar, Malu Vianna. Deus te abençoe.

      Excluir
  38. Bom estudo,simples e objetivo.parabens👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  39. Hum... na minha opinião particular, acredito que temos manias de decidir oq é ou n pecado pra facilitar o caminho até Deus e o caminho até ele n é fácil mas se torna fácil por ele estar ali por nós e nos dar-nos força, para Deus n tem pecado grande ou pequeno mas sendo algo q não o agrada e não são bem vindos aos olhos dele isto é pecado. Pela Bíblia podemos ter diversas interpretações diferentes para quem a lê, pois infelizmente somos pecadores querendo ou n, mas Deus sempre tem misericórdia de nossas falhas, pois ele n é egoísta como somos e nos ama, Jesus veio a terra para se sacrificar por nós e sofreu tanto por nós, então é aí que eu penso que podemos analisar se aquilo vai ter ou n ter um peso sobre ti e Deus, as vezes negarmos um pouquinho só do nosso desejos carnais pode significar tanto para Deus, pq oq corremos e lutamos para alcançar é ir para o céu, então não custa nada dizer "não" a certa coisas. Deus pela bíblia nos deixou dicas de como devemos ser até mesmo para nos diferenciarmos daqueles que não segui o seu caminhar, mas também nos deixou o livre-árbitro para decidir sobre nós mesmo. Oq estou falando aqui também serve para mim mesma pq também erro tanto com Deus mas sempre tento o meu melhor para me colocar no lugar dele e tentar endelo também e melhorar da melhor maneira que posso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por ler e deixar seu comentário, Nick. Deus te abençoe e guie seus passos.

      Excluir
  40. Só queria saber o texto bíblico que me manda fazer tataugem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há coisas na Bíblia que não orientação e nem proibição, vai da consciência de cada um fazer ou não e claro sempre mirando evitar o pecado e pensando tbm no seu próximo.

      Excluir
  41. Li todo o texto e o que pude perceber é muito mimi blá blá blá blá o que importa nos dias de hoje apocalipse é guardar a nossa fé e está santificado com Deus através do amor ao próximo e levando a palavra Deus não vê o como o homen vê ele vê o coração então parem de tentar querer ser Deus cada um prestará contas de si a mensagem que ele passou foi limpa e clara condena uma versículo e esquece o outro não faz sentido algum o importante é estarmos com o coração voltado pra Cristo afinal no corpo não será esse será outro nun corpo de glória sem marcas sem defeito sem nada totalmente perfeito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scorpion. Obrigado por ler e comentar. Deus continue te abençoando

      Excluir
  42. Amém boa reflexão.. para complementar ..
    A palavra diz que tudo oque fizeres faça para adorar a Deus.. Tatuagem é uma forma de adoraçao:
    1 Corintios 31Assim, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.
    A inspiraçao para fazer a tatuagem vem de Deus ..

    A tatuagem é uma forma de pregar a palavra , e a pregaçao através da taguagem faz a palavra do Senhor se adaptar a pessoa ou a pessoa tem que se adaptar a palavra de Deus..

    pra finalizar confirmando taguagem nao é pecado, o cristão é uma biblia viva a unica talvez que muitos vão ler e se voce fizer isso sera referencia pra muitos fazerem tatuagem.

    a paz do Senhor a todos.

    ResponderExcluir
  43. A geração que tudo pode ,que Deus só quer o seu coração. Gente nãaao,Deus é Santooo quando o Espírito de Deus habita em alguém há transformação quando se busca intimidade comunhão através da leitura da Bíblia, oração constante e obediência entendemos quem realmente é Deus .
    Mas as pessoas querem viver conforme os seus prazeres e as suas vontades ser cristão é renunciar tudo aquilo que não vem de Deus é luta contra a carne todos os dias é não aceitar as novidades que este mundo nos oferece para confundir nossa mente e fazer-nos perdermos a nossa salvação,que possamos abrir os nossos olhos ,que possamos clamar por discernimento pois Satanás não brinca ele vem trabalhando como nunca para confundir a nossa mente pois ele sabe que o tempo dele está para acabar,que possamos voltar nossos olhos para o céu e lembrar que as coisas desse mundo vão passar e tudo vai ser destruído.

    ResponderExcluir
  44. O imundo continue na imundice,o santo continue a santificar-se.

    ResponderExcluir